A Mil por Hora
Automobilismo Internacional

Vitória cala-boca

RIO DE JANEIRO – Tão ou mais competitivo que o WTCC, o British Touring Car Championship (BTCC) chama muito a atenção neste ano pelo fato de que, entre os 31 inscritos, duas peruas foram inscritas para correr entre os modelos homologados para o certame. Isso mesmo: duas peruas. Repetindo o que a Volvo fez no […]

RIO DE JANEIRO – Tão ou mais competitivo que o WTCC, o British Touring Car Championship (BTCC) chama muito a atenção neste ano pelo fato de que, entre os 31 inscritos, duas peruas foram inscritas para correr entre os modelos homologados para o certame.

Isso mesmo: duas peruas. Repetindo o que a Volvo fez no passado, quando associada à equipe de Tom Walkinshaw, a escuderia Honda Yuasa Racing, do antigo campeão da competição Matt Neal e de Gordon Shedden, preparou o modelo Civic Tourer, a versão perua da Honda Civic, com motores by Neil Brown.

Em Brands Hatch, na abertura do campeonato em fins de março, o novo Civic Tourer impressionou de saída. Três pódios – dois com Matt Neal e um com Gordon Shedden, um em cada uma das baterias realizadas na tradicional pista britânica.

Mas no último domingo, veio a surpresa: após o 3º lugar na segunda das três baterias disputadas em Donington Park, Gordon Shedden levou o Civic Tourer a uma surpreendente vitória, que deixa o piloto na 3ª posição do campeonato com 86 pontos, um a menos que os líderes Andrew Jordan e Jason Plato. Matt Neal, que levou seu carro ao terceiro posto, está em 5º com 79.

Essa é a chamada vitória cala-boca daqueles que achavam que a experiência da Honda com o Civic Tourer seria um fracasso.

Como se diz no popular, “sabem nada, inocentes!”