Vitória cala-boca

RIO DE JANEIRO – Tão ou mais competitivo que o WTCC, o British Touring Car Championship (BTCC) chama muito a atenção neste ano pelo fato de que, entre os 31 inscritos, duas peruas foram inscritas para correr entre os modelos homologados para o certame.

2014-honda-civic-tourer-btcc-07

Isso mesmo: duas peruas. Repetindo o que a Volvo fez no passado, quando associada à equipe de Tom Walkinshaw, a escuderia Honda Yuasa Racing, do antigo campeão da competição Matt Neal e de Gordon Shedden, preparou o modelo Civic Tourer, a versão perua da Honda Civic, com motores by Neil Brown.

Em Brands Hatch, na abertura do campeonato em fins de março, o novo Civic Tourer impressionou de saída. Três pódios – dois com Matt Neal e um com Gordon Shedden, um em cada uma das baterias realizadas na tradicional pista britânica.

Mas no último domingo, veio a surpresa: após o 3º lugar na segunda das três baterias disputadas em Donington Park, Gordon Shedden levou o Civic Tourer a uma surpreendente vitória, que deixa o piloto na 3ª posição do campeonato com 86 pontos, um a menos que os líderes Andrew Jordan e Jason Plato. Matt Neal, que levou seu carro ao terceiro posto, está em 5º com 79.

Essa é a chamada vitória cala-boca daqueles que achavam que a experiência da Honda com o Civic Tourer seria um fracasso.

Como se diz no popular, “sabem nada, inocentes!”

Comentários

    • sei que vocês ja deve ter visto, mas tem um canal no youtube postando as WTCC e BTCC de 2014. vale a pena jogar no “assistir mais tarde”.

      Aproveitando , eu diria que o BTCC esta MTO mais competitivo do que o WTCC.

      Pelo o que entendi, os carros da honda não são de equipes oficiais, correto Rodrigo Mattar? Se for isso mesmo, o WTCC segue mais uma vez a receita de uma equipe oficial de fabrica “batendo” em outras não oficiais, claro que a Lada também é oficial, mas infelizmente ela não me pareceu competitiva desde a primeira aparição, apesar de bons pilotos.

      A corrida da frança me deu a impressão de que os citroens estavam em outra categoria, alem de muito mais rápido de reta, o carro freava onde queria, e como queria. Deu até do dos demais. rsrsrs

      • Eu também não gostei muito destes novos WTCC… prefiro assim como no BTTC que os carros parecem mais com os carros reais…. acho que nestas categorias de turismo de menos potencia quanto menos mexer no carro mais empolgante fica a corrida…

  • Nada de muito novo no front. Vale lembrar que o falecido Tom Walkinshaw preparou duas Station Wagon Volvo nos anos 1980, uma delas entregue ao Jan Lammers, para disputar o BTCC. E nos anos 1970, aqui mesmo na terra brasilis, Luiz Antonio Greco botou duas Belinas na sua equipe de rally…

  • Além destas Station Wagons, se não estiver enganado, também existe ou existiu um campeonato disputado com vans na Europa, que inclusive já contou com a participação do piloto da Truck Wellington Cirino. Isto há uns 7 ou 8 anos atrás…

  • Calou a minha também. Queimei a língua feio. Realmente não acreditava que o Tourer ganharia corridas. Para mim era só um golpe publicitário, mas parece que o carro é mesmo equilibrado, coisa rara num station ou tourer.