A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Galeria histórica: Nissan em Sarthe

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Em 1986, a Nissan participou das 24 Horas de Le Mans pela primeira vez, com dois protótipos. Na foto, o R85V construído pela March, com motor 3 litros V6 biturbo, que terminou em 16º lugar na geral com James Weaver/Masahiro Hasemi/Takao Wada
Três carros foram vistos em 1987: dois pelo time oficial e um alinhado pela Italya Sports. Este é o Nissan R87E, também construído pela March e alinhado com o número #23 para Kazuyoshi Hoshino/Kenji Takahashi/Keiji Matsumoto. Este carro, como nenhum dos outros Nissan, não terminou a disputa
Este foi o Nissan R88C, terceiro protótipo construído pela March para a montadora japonesa. De novo foram dois carros alinhados pelo time oficial e outros dois pela Italya Sports: o #23 da foto foi de Kazuyoshi Hoshino/Takao Wada/Aguri Suzuki e não chegou ao fim da prova; o outro protótipo, com Win Percy/Allan Grice/Mike Wilds concluiu em 14º lugar
A construção do Nissan R89C foi entregue à Lola e o investimento foi maciço: três carros foram vistos nas 24 Horas; no #24, Julian Bailey/Mark Blundell/Martin Donnelly. Nenhum dos três carros inscritos concluiu a disputa e havia ainda um March 88S que não chegou ao final também
Momento histórico em 1990: o Nissan R90 CK largou da pole position, com o tempo de 3’27″020, com o carro de Gianfranco Brancatelli/Julian Bailey/Mark Blundell; a montadora novamente pôs três carros no grid e só terminou com um deles – 5º lugar para Masahiro Hasemi/Kazuyoshi Hoshino/Toshio Suzuki. A Nissan Performance Technology, equipe da IMSA nos EUA, pôs dois carros. A Courage Competition e o Team Le Mans, este com o brasileiro Maurizio Sandro Sala, não tiveram muito sucesso com os protótipos da marca construídos em 1989
Ausente pelos três anos seguintes, com o fim do Grupo C e a redução dos investimentos, a Nismo voltou em 1994 com dois modelos Nissan 300ZX Turbo alinhados pela Clayton Cunningham Racing; o #75 foi partilhado entre Steve Millen/John Morton/Johnny O’Connell, que venceram na GTS e terminaram em 5º na geral
Em 1995, a Nismo voltou com o Skyline GT-R LM e dois carros; o #22 de Hideo Fukuyama/Masahiko Kondo/Shunji Kasuya chegou em décimo; o #23 da foto, com Kazuyoshi Hoshino/Toshio Suzuki/Masahiko Kageyama não terminou
Novamente com o Skyline GT-R LM, a Nismo botou dois carros nas 24 Horas de Le Mans em 1996; o #23 da foto, do trio Kazuyoshi Hoshino/Masahiro Hasemi/Toshio Suzuki acabou em 15º lugar
Mais um ano de investimento pesado: em 1997, a Nissan levou três carros numa estrutura comandada pela TWR de Tom Walkinshaw. Somente o #23 de Kazuyoshi Hoshino/Erik Comas/Masahiko Kageyama chegou ao fim na 12ª colocação
No pódio: em 1998, com quatro R390 GT1 inscritos, a Nismo conquistou enfim um 3º lugar, com o carro #32 guiado por Kazuyoshi Hoshino/Aguri Suzuki/Masahiko Kageyama; os outros bólidos chegaram em quinto, sexto e décimo. A Courage Competition teve dois protótipos C51 com motor Nissan – ambos desistiram
O último samurai: em 1999, a Nissan alinhou o R391 aberto para Erik Comas/Satoshi Motoyama/Michael Krumm, além de um Courage C52 que terminou em 8º; o carro da foto não terminou a prova