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24 Horas de Le Mans

Polêmica: freio da Toyota é considerado ilegal em Le Mans

RIO DE JANEIRO  – A guerra está declarada. Uma queixa conjunta de Audi e Porsche feriu mortalmente a Toyota antes das 24 Horas de Le Mans. Um dos trunfos dos protótipos LMP1 Híbridos, o freio “brake by wire” foi considerado ilegal no TS040 que venceu as 6 Horas de Silverstone e Spa-Francorchamps nas duas primeiras […]

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RIO DE JANEIRO  – A guerra está declarada. Uma queixa conjunta de Audi e Porsche feriu mortalmente a Toyota antes das 24 Horas de Le Mans. Um dos trunfos dos protótipos LMP1 Híbridos, o freio “brake by wire” foi considerado ilegal no TS040 que venceu as 6 Horas de Silverstone e Spa-Francorchamps nas duas primeiras corridas do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).  O aparato foi modificado às pressas, antes do treino livre realizado nesta quarta-feira.

O sistema de gerenciamento eletrônico de frenagem está presente em todos os carros híbridos LMP1, a fim de limitar os efeitos deletérios que a recuperação da energia tem sobre a dinâmica do carro, mas de acordo com os relatórios da revista Racecar Engineering, os homens japoneses têm ido muito longe, através da utilização de um controle automático eletrônico para manter o equilíbrio entre os freios dianteiro e traseiro.

A gestão do equilíbrio, normalmente atribuída ao piloto através de uma alavanca manual, que é operada manualmente nos dois TS040, é modificada pelo computador de bordo de acordo com as condições de aderência da pista, em particular, ao mover a força de frenagem ao nível do eixo traseiro no caso de bloqueios indesejados na parte da frente. Na prática, é um ABS camuflado, que o ACO não considera legal.

Considerado incompatível com os artigos 14.1 e 14.7 do Regulamento, o sistema foi banido e a Toyota não tem outra alternativa a não ser desistir.

Atualizando: o protesto foi rebatido pelo ACO. A Toyota correrá com seu TS040 na mesma configuração de “brake by wire” utilizada em Silverstone e Spa-Francorchamps. Mas o estrago está feito.