Finalmente! OAK Racing vence no Tudor United SportsCar Championship
RIO DE JANEIRO – Fez-se, enfim, justiça: após bater na trave em Watkins Glen, a OAK Racing conquistou sua primeira vitória em solo estadunidense. Olivier Pla e Gustavo Yacamán levaram a melhor na 8ª etapa do Tudor United SportsCar Championship, disputada domingo em Mosport, no Canadá. Um triunfo para não deixar dúvidas: pole position, o Morgan LMP2 Nissan dominou amplamente as 2h45min da disputa, completando um total de 133 voltas. E nada melhor do que superar justamente o Corvette DP da Spirit of Daytona, que chegou em 2º guiado mais uma vez por Michael Valiante/Richard Westbrook.
Os irmãos Jordan e Ricky Taylor continuam na liderança do campeonato – eles terminaram em 3º lugar na corrida de Mosport, imediatamente à frente dos grandes rivais da dupla do #10, formada pelo português João Barbosa e pelo brasileiro Christian Fittipaldi. Oswaldo Negri fez boa corrida com o #60 da Michael Shank Racing, terminando em quinto lugar com o parceiro John Pew.
A corrida de Mosport foi péssima para várias equipes da classe Prototype. Prejudicados respectivamente por um incêndio e um acidente, o Delta Wing e o Corvette DP da Marsh Racing nem largaram. Os dois HPD da Extreme Speed Motorsport tiveram problemas mecânicos e o Ford EcoBoost Riley DP da equipe Chip Ganassi Racing, além de sofrer um violento acidente, completou apenas 46 voltas e teve que abandonar, mais uma vez.
Na classe GTLM, prevaleceu mais uma vez o Corvette C7-R da dupla Antonio Garcia/Jan Magnussen, que chegaram em 6º lugar na geral, logo à frente do Viper de Kuno Wittmer/Jonathan Bomarito. Dominik Farnbacher/Marc Goossens completaram o pódio em mais uma convincente apresentação da “Víbora”. A BMW ficou com a quarta posição graças a John Edwards/Dirk Muller e o Porsche de Nick Tandy/Richard Lietz fechou a disputa em quinto.
Se o Viper não levou a melhor na classe principal de Grã-Turismo, o #33 de Jeroen Bleekemolen/Ben Keating conquistou enfim a primeira vitória na temporada. A dupla chegou em 17º na geral, secundada por Patrick Lindsey/Kévin Estre, no Porsche da Park Place Motorsports e pela BMW de Dane Cameron/Markus Palttala, vencedores da divisão em Watkins Glen.
A próxima etapa da temporada é numa sexta-feira, 25 de julho, no Indianapolis Motor Speedway.
Confira aqui o resultado completo da etapa de Mosport
teremos aquele link maroto que sempre pinta aqui no blog com a transmissão da corrida, rodrigo??
Teremos!
Que ótimo…isso sim é uma boa notícia, e excelente para o campeonato, que eu acredito tender agora a buscar um maior equilíbrio entre os distintos protótipos…e verão como isso tornará o certame mais atraente e competitivo.
É verdade que a partir de 2017 a categoria LMP2 só terá um modelo de chassis assim como a PC?
Só se for de estilo de chassis, saindo o Spyder e entrando o Coupe. Senão, por que construtores como Oreca, Honda e Zytek estariam fazendo carros novos?
Também não entendi… mas foi uma informação que o site Flatout deu junto com a possibilidade da Ford entrar nas divisão fornecendo motores.
Achei q seria legal tirar a limpo com alguem que está sempre por dentro como vc.
A diferença entre as categorias LMGT e GTD não se restringe aos pilotos. O Porsche é fácil de identificar: na LMGT é o 911RSR e na GTD é o 911GT3. Já o Viper SRT e o BMW não da para perceber a diferença. O site da IMSA é muito ruim, não traz informações técnicas dos carros.
E as cores nos números de identificação, não mostram outra diferença entre eles?
Claro que sim. A questão é a diferença técnica entre eles, que resulta em maior desempenho nos carros da LMGT.
Se eu não estiver enganado, os LMGTE recebem configuração GT2, enquanto que os GTD são GT3, por este motivo a diferença.