A Mil por Hora
United Sports Car Championship

Penúltima etapa do Tudor com 51 carros em Austin

RIO DE JANEIRO – A Lone Star Le Mans, penúltima etapa do Tudor United SportsCar Championship, terá casa cheia no Circuito das Américas (COTA) em Austin, capital do Texas. A lista oficial de inscritos contempla um deslumbrante total de 51 carros, englobando as quatro categorias que voltam a correr juntas após a ausência da Prototype […]

VSA_GTT_MC13_LC1_2533-728x485

RIO DE JANEIRO – A Lone Star Le Mans, penúltima etapa do Tudor United SportsCar Championship, terá casa cheia no Circuito das Américas (COTA) em Austin, capital do Texas. A lista oficial de inscritos contempla um deslumbrante total de 51 carros, englobando as quatro categorias que voltam a correr juntas após a ausência da Prototype no evento do VIR há algumas semanas.

E o grid poderia ter mais participantes, não fossem a ausência do Delta Wing – mesmo após a ótima prova feita em Elkhart Lake – e do #1 da Extreme Speed Motorsports, que foi “tunado” para competir pela classe LMP2 no FIA WEC. O time patrocinado pela Tequila Patrón vai ter apenas um carro, para Ed Brown (que fará o double duty, posto que correrá também no WEC) no fim de semana texano, junto a Johannes van Overbeek.

A duas provas do fim do campeonato, João Barbosa/Christian Fittipaldi, que somam três vitórias – duas consecutivas, em Indianápolis e Elkhart Lake – lideram o campeonato na divisão principal com 285 pontos, enquanto Jordan e Ricky Taylor vêm logo atrás com 269. Os irmãos Taylor também darão duplo expediente em Austin: vão correr no Corvette DP #10 e no Corvette C7-R #65 da LMGTE-PRO, preparado para o WEC.

Oswaldo Negri conquistou seu melhor resultado do ano em Elkhart Lake e está otimista na evolução do #60 da Michael Shank Racing no campeonato. O brasileiro e seu parceiro John Pew têm boa chance de melhorar no campeonato, uma vez que Scott Sharp e Ryan Dalziel, com quem estão empatados em 7º, com 228 pontos, não vão correr no TUSC.

Outra boa novidade do fim de semana é a estreia do protótipo Ligier JS P2 com motor HPD Turbo pela OAK Racing. É o mesmo carro que competiu nas 24 Horas de Le Mans com as cores do Team Asia e terá na condução o colombiano Gustavo Yacamán e o britânico Alex Brundle.

A divisão Prototype Challenge também vai para o Texas com uma dezena de inscrições e a liderança absoluta de Jonathan Bennett/Colin Braun. A dupla do #54 da CORE Autosport soma 255 pontos, quarenta à frente do holandês Renger Van der Zande. Martín Fuentes é o 3º colocado, com 210. Bruno Junqueira e Duncan Ende, já sem chance de título, tentam melhorar na classificação: a dupla do #09 da RSR Racing ocupa o nono posto com 177 pontos.

Na GTLM, a novidade é a inscrição de um terceiro Porsche 991 RSR – o #910, que será partilhado por Fred Makowiecki/Patrick Pilet (mais dois que vão ter trabalho dobrado em Austin). Com isso, serão onze os carros desta divisão, onde a liderança isolada é do espanhol Antonio Garcia, com 270 pontos. Contudo, a diferença entre o espanhol e os vice-líderes Jonathan Bomarito/Kuno Wittmer é de apenas seis unidades, enquanto há um tríplice empate na 3ª colocação entre Bill Auberlen/Andy Priaulx, John Edwards/Dirk Muller e Dominik Farnbacher/Marc Goossens, que somam 250.

A divisão GTD contempla o maior número de carros no grid: serão 20 bólidos, com a despedida da Momo NGT Motorsport do campeonato. Henrique Cisneros/Kuba Giermaziak dividirão a pilotagem. A Park Place Motorsports confirmou que vai com dois carros para a prova do COTA e a única escuderia – como sempre – a não confirmar seus pilotos é a Mühlner Motorsports America.

Na classificação do campeonato, um sensacional empate: Dane Cameron, da Turner Motorsport, lidera com 244 pontos e quatro vitórias. Townsend Bell/Bill Sweedler, da AIM Autosport, têm uma e Cooper MacNeil/Leh Keen, na base da regularidade, não venceram nenhuma, mas somam os mesmos pontos que os rivais. Vai ser um fim de temporada eletrizante!

A lista de inscritos da Lone Star Le Mans está aqui