A Mil por Hora
Fórmula 1

Casa da Mãe Joana

RIO DE JANEIRO – A Caterham é o que podemos chamar, no popular, de Casa da Mãe Joana. É o que dá a entender a nova troca de comando do time dos carros verdes. A atual administração do time afirmou que as obrigações contratuais não foram cumpridas e que releases desfavoráveis teriam sido publicados contra […]

1414003018
“Ninguém é de ninguém”: a Caterham fica sem comando a poucos dias do GP dos EUA, em Austin

RIO DE JANEIRO – A Caterham é o que podemos chamar, no popular, de Casa da Mãe Joana. É o que dá a entender a nova troca de comando do time dos carros verdes. A atual administração do time afirmou que as obrigações contratuais não foram cumpridas e que releases desfavoráveis teriam sido publicados contra a Caterham nas últimas semanas,

Desse modo, Colin Kolles e Manfredi Ravetto, que estavam à frente das operações do time, deixam oficialmente seus postos.

Cabe lembrar, também, que a Caterham anunciou o fim de suas operações na GP2 Series, em favor da Status Grand Prix, escuderia egressa da GP3, categoria que também faz parte da programação de diversos eventos de Fórmula 1.

O Grande Prêmio vai trazer mais detalhes a respeito nesta quarta-feira.

Pena a situação da Caterham. Quando apareceu como a “Lotus verde”, tinha pelo time tremenda simpatia. E das nanicas, parecia ter algum potencial. Infelizmente, a equipe virou nau sem rumo, Tony Fernandes caiu fora e o novo comando nada fez além de só piorar a situação.

Tenho pra mim que a equipe não sobrevive para a temporada 2015.

Confiram o comunicado expedido pelo time:

Em 29 de junho de 2014, Caterham Enterprises Ltd, Caterham (UK) Ltd e Sheikh Mohamed Nasarudin (vendedor) e seus acionistas Tony Fernandes e Datuk Kamarudin Meranun Bin celebrou um Contrato de Venda e Compra de Ações com Engavest SA (comprador) com relação ao 1Malaysia Racing Team Sdn Bhd / Caterham F1 Team.

Desde a data do acordo, o vendedor se recusou a cumprir com suas obrigações legais para transferir suas ações para o comprador. O comprador foi deixado na posição desagradável de financiar a equipe sem título legal para a equipe que tinha comprado. Isto está em total contradição com o comunicado de imprensa do vendedor, datado de 03 de outubro de 2014, que declarou que o Sr. Fernandes e seu grupo Caterham não tinha mais nenhuma ligação com a F1 Team Caterham.

Os administradores dos Caterham Sports Ltd. foram nomeados em nome do Export-Import Bank of Malaysia Berhad (Exim), um credor do Sr. Fernandes e do Grupo Caterham. O comprador não tem nenhuma ligação com o Exim. Caterham Sports Ltd foi uma empresa fornecedora da F1 Team Caterham. Infelizmente, a nomeação dos administradores teve efeitos devastadores sobre as atividades da equipe de F1. Desde a sua nomeação, os administradores lançaram várias declarações à imprensa que foram severamente prejudiciais para a gestão da equipe Caterham F1.

Depois de três meses de funcionamento do F1 Team Caterham de boa-fé, o comprador é agora forçado a explorar todas as suas opções, incluindo a retirada de sua equipe de gestão. Advogados foram instruídos pelo comprador para trazer todas as reivindicações necessárias contra todas as partes, incluindo o sr. Fernandes que, como proprietário, irá executar a operação de F1.