A Mil por Hora
Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (224)

RIO DE JANEIRO – A foto reúne dois grandes amigos dos tempos de Camber, a lendária oficina que trouxe nada menos que três pilotos brasileiros de Fórmula 1 e um deles foi campeão do mundo. Um deles é Alex Dias Ribeiro, a bordo do bólido #9 e fora do carro está Nelson Piquet, recém-chegado ao […]

RIO DE JANEIRO – A foto reúne dois grandes amigos dos tempos de Camber, a lendária oficina que trouxe nada menos que três pilotos brasileiros de Fórmula 1 e um deles foi campeão do mundo. Um deles é Alex Dias Ribeiro, a bordo do bólido #9 e fora do carro está Nelson Piquet, recém-chegado ao continente europeu. Corria o ano de 1977 e a March, desesperada porque o seu modelo 761 não andava nada naquele ano, construiu o seu F1 com seis rodas a exemplo do Project 34 da Tyrrell.

Ao contrário do carro da equipe dos carros azuis e brancos, o March que vemos na fotografia tinha duas rodas somente na dianteira e quatro na traseira. Um conceito ousado que, como todo mundo sabe, não trouxe resultados. Normalmente, das quatro rodas motrizes traseiras do 2-4-0, só duas funcionavam. O projeto foi logicamente engavetado e a FIA, anos depois, proibiria os Fórmula 1 de apresentar projetos de seis rodas.

Mas a imagem tem uma pegadinha. Já viram quantos pneus tem na traseira do 2-4-0?

Há 37 anos, direto do túnel do tempo.