Direto do túnel do tempo (224)

RIO DE JANEIRO – A foto reúne dois grandes amigos dos tempos de Camber, a lendária oficina que trouxe nada menos que três pilotos brasileiros de Fórmula 1 e um deles foi campeão do mundo. Um deles é Alex Dias Ribeiro, a bordo do bólido #9 e fora do carro está Nelson Piquet, recém-chegado ao continente europeu. Corria o ano de 1977 e a March, desesperada porque o seu modelo 761 não andava nada naquele ano, construiu o seu F1 com seis rodas a exemplo do Project 34 da Tyrrell.

Ao contrário do carro da equipe dos carros azuis e brancos, o March que vemos na fotografia tinha duas rodas somente na dianteira e quatro na traseira. Um conceito ousado que, como todo mundo sabe, não trouxe resultados. Normalmente, das quatro rodas motrizes traseiras do 2-4-0, só duas funcionavam. O projeto foi logicamente engavetado e a FIA, anos depois, proibiria os Fórmula 1 de apresentar projetos de seis rodas.

Mas a imagem tem uma pegadinha. Já viram quantos pneus tem na traseira do 2-4-0?

Há 37 anos, direto do túnel do tempo.

10644459_545055665628199_5750868460170144399_n

Comentários

  • Rodrigo, a Williams fez um tambem nao? foi meio que promocional, nunca foi pra pista.. esse ai era horrendo, parecia que o carro puxava uma carretinha.. nao sei aop certo se esse carro alguma vez correu. acho nao, so me lembro da Tyrrel, que, ca entre nos, era fabulosa com aquelas rodinha na frente, soube depois que elas eram uma verdadeira fortuna. um abraco,, espero que a proxima equipe seja a Tyrrel, depois Surtees, Brabham.. vc jah tem uma ordem pronta Rodrigo?

  • A Williams também fez um , na época do Keke Rosberg, se não estiver enganado a FIA o vetou porque ela dava uma grande vantagem para a equipe do tio Frank. Não foi isso? Além da Copersucar-Fittipaldi, quais são as demais média que vc irá falar? Vc falará também das grandes? Qual foi o seu critério para pequenas e médias?

  • Sergi Maimi a série provalvelmente não deve ter a Surtees já que era passou na série “Saudosas Pequenas” mas isso Rodrigo pode responder melhor.