A Mil por Hora
V8 Supercars

O velho e o novo triunfam em Bathurst

RIO DE JANEIRO – Uma corrida histórica. Assim foi definida por muitos a edição 2014 dos 1000 km de Bathurst, a corrida mais longa da temporada da International V8 Supercars Series. Mais uma vez realizada no espetacular circuito Mount Panorama, a prova foi dramática e teve todos os ingredientes de uma grande competição de automobilismo. […]

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Encostado no seu Ford Falcon, Chaz Mostert recebe os cumprimentos pela histórica vitória nos 1000 km de Bathurst. Ele e seu parceiro Paul Morris largaram de último e ganharam a prova na última volta

RIO DE JANEIRO – Uma corrida histórica. Assim foi definida por muitos a edição 2014 dos 1000 km de Bathurst, a corrida mais longa da temporada da International V8 Supercars Series. Mais uma vez realizada no espetacular circuito Mount Panorama, a prova foi dramática e teve todos os ingredientes de uma grande competição de automobilismo.

A começar pela improvável formação vitoriosa a bordo do carro patrocinado pela Pepsi Max e alinhado pela Ford Performance Racing (FPR). O jovem Chaz Mostert, 22 anos, aliou-se ao experiente Paul Morris, décadas mais velho e que competiu inclusive no automobilismo estadunidense, na Indy Lights. Os dois largaram da última posição de um grid de 25 carros para levar a vitória ao fim de 161 voltas justamente na última, ao ultrapassar o Holden de Jamie Whincup/Paul Dumbrell, vítima de falta de combustível enquanto caminhava célere para a vitória.

http://www.youtube.com/watch?v=8n7_JTK1IPE

O pódio foi completado por duas outras autênticas surpresas: James Moffat e Taz Douglas completaram a prova em 2º num dos melhores resultados do modelo Altima neste ano e a dupla Nick Percat/Oliver Gavin levou o Holden #222 a um improvável 3º lugar, com o Erebus Mercedes dos irmãos Will e Alex Davison chegando na quarta colocação. Creio ser a primeira vez em muito tempo que uma prova do International V8 Supercars termina com quatro marcas diferentes nas quatro primeiras posições.

Mesmo após o problema de consumo de gasolina, Jamie Whincup não tem muito do que se queixar, apesar da derrota. O piloto da equipe rubrotaurina fez uma grande prova de recuperação vindo do 23º lugar do grid e descontando uma volta ao longo da disputa, para chegar à liderança que lhe escorreu por entre os dedos. Com o 5º lugar, Whincup chegou a 2547 pontos, abrindo confortável vantagem para o vice-líder Mark Winterbottom, que soma 2250. Craig Lowndes, que chegou em 10º na prova de Bathurst, já conformou-se com a perda de mais um título. Terceiro colocado com 2208, ele já vê o ano como “perdido”, faltando três provas (Surfers Paradise, Phillip Island e Sydney Motorsports Park) num total de oito corridas por vir para o encerramento da competição.