A Mil por Hora
Fórmula 1

Nasr, o 30º brasileiro

RIO DE JANEIRO – O Brasil voltará a ter mais de um piloto na Fórmula 1 em 2015. Como se soube nesta noite de quarta-feira, Felipe Nasr assinou por dois anos com a Sauber, que nesta temporada conta com o alemão Adrian Sutil e o mexicano Estebán Gutiérrez, que serão evidentemente dispensados. Até porque a […]

20148241123978_BETO0372_II
Chegou a vez de Felipe Nasr: o piloto brasiliense será o 30º do país na Fórmula 1

RIO DE JANEIRO – O Brasil voltará a ter mais de um piloto na Fórmula 1 em 2015. Como se soube nesta noite de quarta-feira, Felipe Nasr assinou por dois anos com a Sauber, que nesta temporada conta com o alemão Adrian Sutil e o mexicano Estebán Gutiérrez, que serão evidentemente dispensados. Até porque a equipe helvética fechara em Austin com um velho conhecido do brasileiro: Marcus Ericsson, que foi rival de Felipe na GP2 Series.

Egresso da categoria de acesso à Fórmula 1, Nasr tem 22 anos e ainda luta para terminar o ano como vice-campeão. Foi o terceiro ano do piloto nascido em Brasília na GP2 – o primeiro pela Dams e os dois últimos, na Carlin. Ele também assinou com a Williams para ser piloto de testes e reserva. Sentiu o gostinho de acelerar um Fórmula 1 pela primeira vez neste ano e agora vai ser finalmente titular.

Ocioso dizer que a situação financeira da Sauber não é das mais saudáveis e para o time do velho Peter sobreviver, ele terá que recorrer a pay drivers. Ericsson leva um caminhão de euros e Nasr também não fica atrás, o que não é de todo um demérito para um novato como ele. O generoso aporte financeiro de empresas nacionais – Banco do Brasil à frente – vai ajudar os helvéticos a melhorar seu patamar, que neste ano é o pior da história da equipe. A Sauber é a penúltima colocada no Mundial de Construtores, atrás até da Marussia, que nem deverá mais correr na categoria.

Felipe será o 30º piloto brasileiro a correr pelo menos um GP – o 31º seria Luiz Razia, mas este só participou de dois treinos livres nos GP da China e do Brasil pela Lotus que virou Caterham – e o terceiro (e não o segundo) da Sauber. Felipe Massa fez sua estreia pela equipe em 2002, correndo também em 2004 e 2005. Ao todo, ele fez 52 corridas pelo time. Pedro Paulo Diniz também correu por lá, defendendo a Sauber em 1999 e 2000, com 32 GPs disputados.O modelo da Sauber, que completará 300 participações na F-1 em 2015 deverá ser codinominado C34. Nasr está, evidentemente, otimista.

“A gente tem condições de construir um carro legal para 2015 e estrutura para ter um rendimento melhor que o deste ano”, confia.