RIO DE JANEIRO – Em fevereiro deste ano, quando foram anunciados os participantes das 24h de Le Mans de 2014, o ACO anunciou um total de 32 protótipos, sendo 10 LMP1, dezessete LMP2 e cinco suplentes. Com os forfaits, acabaram largando 26 desses carros indicados pelos organizadores da lendária prova francesa. E para o próximo ano, é provável que os franceses tenham uma tremenda dor de cabeça na hora de distribuir as vagas: é que projeta-se mais de 40 carros inscritos nas divisões LMP1 e LMP2.
Seriam catorze bólidos na classe principal e o inacreditável total de 31 veículos na LMP2, englobando as inscrições automáticas, os concorrentes fixos e parciais do WEC (pelo menos 18 protótipos, podendo ser mais), além dos fiéis participantes de Sarthe. É muito pouco provável que a LMP1 tenha alguém na suplência, já que a categoria é composta em sua esmagadora maioria por times oficiais, exceto a Rebellion e a Lotus, cujas campanhas devem ter sequência em 2015.
Na LMP2, o buraco é mais embaixo: há quatro convites automáticos, diversas equipes vão correr no próximo campeonato do WEC, ao contrário do que aconteceu neste ano e, para complicar, o interesse pelo ELMS, cuja categoria principal é justamente a LMP2, vem sendo cada vez mais crescente. Até já existe um papo de que não haverá o protótipo inovador, o “Garage 56”, porque o ACO teria menos problemas para acomodar os inscritos e também um rumor de que o número de inscritos fixos subirá para 60 – quase impossível no momento, eu diria.
Vamos à projeção dos participantes que teriam intenção de competir nas 24h de Le Mans em 2015 nas classes de protótipos:
LMP1
Toyota Racing
Toyota TS040 Hybrid EVO
2 carros – confirmados no WEC
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro EVO
3 carros – 2 confirmados no WEC e mais um extra (já têm convite direto)
Porsche Team
Porsche 919 Hybrid EVO
3 carros – 2 confirmados no WEC e mais um extra
Nissan Motorsports
Nissan GT-R LM Nismo
3 carros – 2 confirmados no WEC e mais um extra
Rebellion Racing
Rebellion R-One (provavelmente com motor AER)
2 carros – confirmados no WEC
Lotus
Lotus CLM P1/01 AER
1 carro – a confirmar no WEC
LMP2
Extreme Speed Motorsports
HPD ARX-04b
2 carros – confirmados no WEC
SMP Racing
BR01 Zytek
2 carros – confirmados no WEC
G-Drive Racing
Ligier JS P2 (motor a confirmar)
1 ou 2 carros – confirmada no WEC com pelo menos um carro
KCMG
Oreca 03R e 05 (motor a confirmar)
1 ou 2 carros – confirmada no WEC com pelo menos um carro
Dome-Strakka Racing
Dome S103 Nissan
1 ou 2 carros – confirmada no WEC com pelo menos um carro
Ibanez Racing
Oreca 03R Nissan
2 carros
Thiriet by TDS Racing
Carro a confirmar
1 carro
Algarve Pro Racing
Ligier JS P2 Nissan
1 carro
RSR Racing
Oreca 03R Nissan
1 carro – a confirmar participação no WEC ou no ELMS
Newblood by Morand Racing
Morgan Judd-SARD
2 carros – a confirmar participação no WEC ou no ELMS
Brabham Racing
HPD ARX-04b
1 carro (projeto financiado por crowdfunding) – a confirmar participação no WEC
Graff Racing
Ligier JS P2 (provavelmente com motor Nissan)
1 carro
Krohn Racing
Ligier JS P2 Judd
1 carro
Signatech Alpine
Alpine A450 (motor a confirmar)
1 ou 2 carros – a confirmar participação no WEC ou ELMS (já têm convite direto)
Murphy Prototypes
Carro a definir
1 carro
Jota Sport
Zytek Z11SN EVO (motor a confirmar)
1 carro (já têm convite direto)
Greaves Motorsport
Zytek Z11SN Nissan
1 carro – confirmado no WEC
Pegasus Racing
Morgan (motor a definir)
1 ou 2 carros
Race Performance
Oreca 03R (motor a confirmar)
1 ou 2 carros
Wayne Taylor Racing
Carro a definir
1 carro (já têm convite direto)
OAK Racing Team Total
Carro a definir
1 carro (já têm convite direto)