A Mil por Hora
Fórmula 1

O “sexy”

RIO DE JANEIRO – Em dia de mais dois lançamentos de carros novos para a Fórmula 1 na temporada 2015, a Ferrari apresentou via internet o bólido que será guiado por Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen. O SF15-T ganhou elogios até certo ponto exagerados em seu lançamento: o chefão Maurizio Arrivabene, que substitui Marco Mattiacci […]

20151301119244_3-4profilo_dx_2015_OK_II

RIO DE JANEIRO – Em dia de mais dois lançamentos de carros novos para a Fórmula 1 na temporada 2015, a Ferrari apresentou via internet o bólido que será guiado por Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen. O SF15-T ganhou elogios até certo ponto exagerados em seu lançamento: o chefão Maurizio Arrivabene, que substitui Marco Mattiacci no comando das operações dentro das pistas, chamou o carro de “sexy”. Não exageremos. O carro tem linhas de fato mais elegantes que seu antecessor e um bico mais baixo – e mais agradável de ser visto que o do modelo do ano passado.

Desbotado em 2014, o vermelho Ferrari quer voltar a brilhar como manda a tradição. Mesmo que para que isso aconteça, tenha custado uma reformulação radical que passou pela saída de Fernando Alonso, a derrubada de Luca di Montezemolo e Marco Mattiacci, bem como a demissão de Nikolas Tombazis, Pat Fry e Hiroide Hamashina, do corpo técnico. A vinda de Jock Clear, experiente engenheiro com passagens por várias equipes da Fórmula 1, pode ser extremamente positiva para as hostes de Maranello.

A responsabilidade pelo novo projeto coube ao diretor-técnico James Allison, revelando que a unidade de força à qual está acoplada o motor V6 teve “enorme progresso” em relação ao último ano. “O nosso ponto fraco no ano passado foi que a quantidade de energia elétrica recuperada não era suficientemente boa para gerar um desempenho competitivo durante a corrida. Esse era um dos motivos pelos quais havia uma relativa diferença entre o desempenho de classificação e corrida. Por isso, mudamos a arquitetura do motor para torná-lo melhor e para aproximar o ritmo de prova e treino oficial”, afirmou.

Após um ano em branco, a Ferrari tem uma projeção otimista, mas bem realista, para 2015. Ganhar duas corridas. Será que conseguirão? Eis a questão.

Ah… outro fato chamou a atenção: o SF15-T ostenta um discreto logotipo da Alfa Romeo em suas laterais, próximo às rodas traseiras.

Mais detalhes, para variar, no Grande Prêmio.