RIO DE JANEIRO – Quem diria: o Dodge Viper GTS-R, cujo programa oficial no Tudor United SportsCar Championship foi encerrado horas após a conquista do título por Kuno Wittmer na série estadunidense ano passado, pode ter uma sobrevida em 2015 e voltar às pistas para as 24h de Le Mans. É uma especulação muito forte na imprensa europeia ao longo do fim de 2014.
Segundo fontes, a Riley Technologies, que alinha o Viper na versão GT3 que compete na subclasse GTD do TUSC, é que seria responsável por colocar na pista novamente os dois carros que foram alijados das pistas pela decisão do board do grupo Fiat, do qual hoje a Dodge faz parte, em acabar com o programa de motorsport da marca. Em vista do fechamento das inscrições para Sarthe, que se aproxima, a Riley teria decidido por um esquema não-oficial para pôr de volta a “Víbora”.
O que, vamos e venhamos, pro Automóvel Clube do Oeste (ACO), que organiza a prova e o WEC em conjunto com a FIA, é positivo. A entidade tem se empenhado em trazer para a LMGTE-PRO o máximo possível de construtores e inscrições. Sabendo que hoje a variedade de carros homologados para o regulamento de Grã-Turismo FIA não é tão grande assim, o ACO fez um “apelo” para que os Viper voltassem.
Oxalá a volta do carro se concretize e que tenhamos os dois Viper disputando em Sarthe com Corvette, Porsche, Ferrari e Aston Martin.