A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Toyota: mudanças para o WEC e WRC em 2017

RIO DE JANEIRO – A Toyota traz novidades nesta sexta-feira, vindas lá do outro lado do planeta. Tanto em relação ao Mundial de Endurance (FIA WEC) quanto ao Mundial de Rali (WRC). Comecemos, então por este. Foi anunciado o retorno da montadora japonesa às provas do WRC para daqui a dois anos. Em 2017, a […]

1422592688
O Yaris, com desenvolvimento na Alemanha, será o carro que marcará o retorno da Toyota ao WRC em 2017

RIO DE JANEIRO – A Toyota traz novidades nesta sexta-feira, vindas lá do outro lado do planeta. Tanto em relação ao Mundial de Endurance (FIA WEC) quanto ao Mundial de Rali (WRC). Comecemos, então por este.

Foi anunciado o retorno da montadora japonesa às provas do WRC para daqui a dois anos. Em 2017, a Toyota regressa como time oficial de fábrica com o modelo Yaris. O desenvolvimento já vem acontecendo com Stéphane Sarrazin e o carro, assim como o protótipo do WEC, vai ser construído em Colônia, na Alemanha. A marca não participa do Mundial de Rali há mais de uma década e meia. E num período de dez anos, foi sete vezes campeã na modalidade. Não é pouco, convenhamos.

Quanto ao Mundial de Endurance, nada que já não desconfiássemos: Nicolas Lapierre está fora oficialmente da Toyota para 2015 e seu lugar será ocupado pelo britânico Mike Conway, que inclusive já deixara vago seu assento na Fórmula Indy, categoria em que correria nos mistos revezando o carro #20 com Ed Carpenter. Conway fará parte da tripulação do Toyota TS040 Hybrid #2, que terá ainda Stéphane Sarrazin e Alexander Wurz.

O carro #1 apresenta também uma novidade: Kazuki Nakajima será o novo companheiro de equipe de Anthony Davidson e Sébastien Buemi, atuais campeões do Mundial de Pilotos no WEC.

Sem referências um tanto quanto diretas, o chefão Akio Toyoda fez um agradecimento ao empenho de todos os integrantes da equipe japonesa nos últimos anos e a importância de Lapierre em alguns momentos é razoável o bastante para não ser descartada.

Agora fica no ar a pergunta: será a Nissan o destino do piloto francês?

Saberemos disto em definitivo no próximo domingo.