A Mil por Hora
Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (245)

RIO DE JANEIRO – No próximo domingo, começa em Junin o campeonato argentino da Super TC2000, uma das mais importantes categorias do automobilismo de “nuestros hermanos”. O ano de fundação do certame, aliás, é o mesmo da Stock Car Brasileira: a primeira prova foi em 28 de setembro de 1979, embora o primeiro campeão tenha […]

5478869dcc973

RIO DE JANEIRO – No próximo domingo, começa em Junin o campeonato argentino da Super TC2000, uma das mais importantes categorias do automobilismo de “nuestros hermanos”. O ano de fundação do certame, aliás, é o mesmo da Stock Car Brasileira: a primeira prova foi em 28 de setembro de 1979, embora o primeiro campeão tenha sido Jorge Omar Del Río, com um VW 1500 da equipe Pianetto Competición em 1980 – iniciando uma sequência de três títulos.

Mas a grande lenda da história da competição atende pelo nome de Juan María Traverso, ou “El Flaco”, para os mais fanáticos.

O piloto nascido no ano de 1950 em Ramallo, na província de Buenos Aires, é o maior nome do TC2000 em todos os tempos. Seus números na categoria são espetaculares: 304 corridas disputadas entre os anos 80 e 90, com 68 vitórias (recorde histórico), 73 pole positions, 58 recordes de volta em prova e sete títulos – o primeiro veio em 1986, o segundo em 1988 e depois Traverso emplacou quatro conquistas sequenciais entre 1990 e 1993, todas como piloto Renault.

O sétimo e último título foi um dos mais emblemáticos: Traverso trocara a Renault pela Peugeot e muitos apostavam que, aos 45 anos, o piloto estava velho e acabado. Todos estavam errados: ele não só continuava sendo veloz (ganhou oito corridas), como foi novamente campeão em 1995 a bordo de um 405, naquele que foi o último título de um carro do fabricante francês na categoria antes de Néstor “Bebu” Girolami vencer a temporada passada do Super TC2000 num Peugeot 408, pondo fim a um jejum de quase duas décadas.

Há 20 anos, direto do túnel do tempo.