A Mil por Hora
Fórmula 1

Mistério…

RIO DE JANEIRO – A notícia da ausência de Fernando Alonso na abertura do Mundial de Fórmula 1 no GP da Austrália, daqui a menos de duas semanas, não pegou ninguém de surpresa. O que me incomodou – e a muita gente, com certeza – é o mistério que cercava tudo o que aconteceu ao […]

20152221242124__MG_4166 copia_II

RIO DE JANEIRO – A notícia da ausência de Fernando Alonso na abertura do Mundial de Fórmula 1 no GP da Austrália, daqui a menos de duas semanas, não pegou ninguém de surpresa. O que me incomodou – e a muita gente, com certeza – é o mistério que cercava tudo o que aconteceu ao piloto da McLaren na primeira bateria de testes realizada em Barcelona e as histórias que vêm à tona justamente após a confirmação de que o asturiano só vai reestrear na equipe de Ron Dennis em Sepang, na Malásia. Na abertura do campeonato, estará o dinamarquês Kevin Magnussen, que era o piloto titular ano passado.

Pergunto: pra que acobertar os fatos?

A FIA, tão preocupada com cores de capacete, não abre uma sindicância para apurar as causas da saída de pista do espanhol por quais motivos? Por que Dennis não contou a verdade quando convocou uma entrevista coletiva recentemente?

A ausência de fatos e informações concretas nos últimos dias deu lugar a uma série de ilações e muita gente tomou a palavra e se considerou no direito de falar o que quisesse. O ex-piloto René Arnoux “desconfia” que Alonso passou mal e teve um problema físico. Mas o próprio Fernando teria revelado a uma rede italiana de televisão que levou um choque nas costas. Outro ex-piloto da F1, o italiano Fabrizio Barbazza, em 27 de fevereiro último, deu sua versão sobre a história – antes da confissão de Alonso à Sky.

“Alonso levou um choque de 600W, com consequências graves. Ele teve problemas de visão e obstrução temporária de veias no cérebro”, revelou.

Ou seja, a história da “rajada de vento” foi um paliativo bem besta – no qual, aliás, eu nunca acreditei – para acobertar uma história bem mais séria, que poderia ter inclusive dado um fim à carreira de Fernando Alonso.

“Concussão”… sei, McLaren, sei… conta outra!

Tem boi nessa linha. E que boi!