A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Marc Gené fora das 24 Horas de Le Mans

RIO DE JANEIRO – Primeiro piloto anunciado pela Nissan para a campanha do WEC e também para as 24 Horas de Le Mans, no dia do lançamento do GT-R LM Nismo, o revolucionário protótipo LMP1 com motor dianteiro e sistemas híbridos, o espanhol Marc Gené não vai disputar a clássica prova francesa neste ano. A […]

Marc-Gene
De piloto titular, tido como um dos mais experientes, para “consultor”? A história de Marc Gené fora das 24 Horas de Le Mans não me convenceu…

RIO DE JANEIRO – Primeiro piloto anunciado pela Nissan para a campanha do WEC e também para as 24 Horas de Le Mans, no dia do lançamento do GT-R LM Nismo, o revolucionário protótipo LMP1 com motor dianteiro e sistemas híbridos, o espanhol Marc Gené não vai disputar a clássica prova francesa neste ano. A notícia já foi amplamente divulgada pela mídia internacional nesta sexta-feira – uma novidade que não deixa de ser surpreendente, considerando que o piloto espanhol fora escolhido por sua larga experiência no automobilismo.

Vencedor da prova em 2009 pela Peugeot e tendo também defendido a Audi, Gené seria um dos pilares do regresso do construtor nipônico às provas de Endurance, assim como o francês Olivier Pla e o alemão Michael Krumm. A debandada do piloto a um posto de “consultor”, como dizem as informações vindas do exterior, é um tanto quanto esquisita. Gené não participou dos treinos no MCN Motorsports Park, situados em Bowling Green (Kentucky) e alguns colegas da imprensa teriam dito que o piloto considera o protótipo “perigoso demais”.

Com isso, a Nissan procedeu alguns ajustes no lineup de seus pilotos para as 24 Horas de Le Mans, a saber:

O russo Mark Shulzhitskiy, um dos muitos pilotos revelados no programa Nissan GT Academy, vai disputar a clássica prova francesa no lugar de Gené, mas não no carro #23. Ele comporá com Tsugio Matsuda e Lucas Ordonez a formação do #21. Alex Buncombe, que estava neste carro inscrito apenas para Sarthe, vai para o #22, dividindo o bólido com Michael Krumm e Harry Tincknell. Olivier Pla foi realocado no #23 junto a Jann Mardenborough e Max Chilton. A escolha das trincas tinha sido por critério ergométrico – altura e peso dos pilotos, além de uma menor demanda de ajustes de banco e pedaleiras nos pit stops.

A Nissan não confirmou se Gené volta a bordo após a prova de Sarthe. Os testes em Bowling Green foram considerados “satisfatórios”. “Tivemos três bons dias de trabalho, considerando que nós gostaríamos de ter mais tempo de desenvolver tudo até Le Mans. Nosso foco se concentra, agora, na reelaboração dos nossos dois carros que andaram nos treinos e a finalização do terceiro protótipo”, comentou o engenheiro Ben Bowlby.

“Todos os testes até agora têm trazido progressos”, afiançou o piloto Harry Tincknell.

Voltando à saída de Gené da formação de pilotos para Le Mans, tem caroço nesse angu. Vocês não acham?