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24 Horas de Le Mans

24h de Le Mans: Porsche abre treinos livres na frente

RIO DE JANEIRO – Começou oficialmente a 83ª edição das 24 Horas de Le Mans com a realização do primeiro treino livre. E nele, uma pequena amostra do que os pilotos podem enfrentar ao longo do fim de semana. Pista ora úmida, ora seca e também molhada, por conta da chuva que caiu em meio […]

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Mark Webber já virou mais rápido que a pole do ano passado

RIO DE JANEIRO – Começou oficialmente a 83ª edição das 24 Horas de Le Mans com a realização do primeiro treino livre. E nele, uma pequena amostra do que os pilotos podem enfrentar ao longo do fim de semana. Pista ora úmida, ora seca e também molhada, por conta da chuva que caiu em meio a sessão com quatro horas de duração. E mesmo com a alternativa de condições climáticas, os tempos baixaram significativamente.

O Porsche 919 Hybrid #17 foi o carro mais veloz da sessão, graças a uma sequência destruidora de voltas rápidas do australiano Mark Webber. Com o tempo de 3’21″362 (melhor que a pole do ano passado, aliás), o ex-piloto de Fórmula 1 foi meio segundo mais rápido que o “estranho no ninho”, o Audi R18 e-tron quattro #8 que tem entre seus tripulantes o brasileiro Lucas Di Grassi, em busca de uma vitória inédita de pilotos do país na maior prova de Endurance do mundo.

Os dois mais rápidos foram os únicos a baixar da casa de 3’22” e a terceira e quarta colocações foram ocupadas pelos Porsche #18 e #19, respectivamente. O Audi dos atuais campeões da prova Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Andre Lotterer ficou com a quinta posição, à frente do terceiro protótipo da marca dos quatro anéis de Ingolstadt. A Toyota, visivelmente num patamar mais abaixo que as adversárias, ficou em sétimo e oitavo, com seus carros virando voltas mais rápidas em torno de 3’24” e 3’25”.

Como previsto, os Nissan GT-R LM Nismo não foram capazes de seguir o mesmo ritmo dos adversários e, mesmo melhorando bastante em relação ao Journée Test, atingindo tempos em torno de 3’40”, o desempenho continua muito abaixo em relação aos outros LMP1 de fábrica. Não obstante, nenhum dos três protótipos completou mais do que 20 voltas nos treinos livres – o que, convenhamos, é muito pouco. Para nenhuma surpresa, os dois Rebellion R-One foram melhores que os bólidos japoneses, que na LMP1 só ganharam do CLM P1/01 da ByKolles Racing.

Na classe LMP2, a KCMG superou os problemas iniciais que deflagraram a primeira de duas bandeiras vermelhas na sessão com o melhor tempo do treino – 3’39″897, muito abaixo do 2º colocado da classe, o Ligier JS P2 HPD da OAK Racing, que virou em 3’41″311. O outro Oreca 05 Coupé inscrito pela Thiriet by TDS Racing ficou em terceiro, também conseguindo o melhor tempo na faixa de 3’41”.

A primeira sessão foi produtiva para a G-Drive Racing e os líderes do Mundial de Endurance na categoria, apesar do 11º lugar na sessão livre. Pipo Derani/Gustavo Yacamán/Ricardo González completaram 31 voltas, a melhor delas em 3’44″744. Certamente o desempenho do trio do #26, que ficou em quinto, é um indicativo de que o time está no bom caminho para um resultado positivo na qualificação.

Susto mesmo levou o sul-africano Mark Patterson, o mais velho entre os inscritos. O piloto de 63 anos de idade acidentou-se sem muita gravidade nas temidas Porsche Curves com o Oreca 03R Nissan #48 da Murphy Prototypes. O treino acabou mais cedo para os pilotos, mas a equipe terá muito trabalho na reconstrução das suspensões antes da tomada de tempos. O acidente provocou a bandeira vermelha mais longa da sessão, por quase meia hora.

O Aston Martin #99 foi o carro mais rápido da classe LMGTE-PRO

Entre os LMGTE-PRO, a Aston Martin Racing abriu os trabalhos na frente. A boa notícia é que o #99 de Fernando Rees/Richie Stanaway/Alex MacDowall foi o mais rápido da sessão – 3’55″895, tempo que foi nada menos que 1″644 mais veloz que o Corvette #64 da equipe oficial do construtor estadunidense. O Aston Martin “Art Car” #97 ficou em terceiro, seguido do Porsche #92 e do Corvette #63. A melhor Ferrari ficou apenas em sexto.

Já na LMGTE-AM, o português Pedro Lamy mostrou seu nível de excelência entre os pilotos da divisão e não teve nenhuma dificuldade para cravar o melhor tempo da sessão em 3’58″783, sendo o único piloto a virar abaixo de quatro minutos na sessão. O português conseguiu uma diferença de 2″828 para o Porsche 991 RSR #77 tripulado na melhor volta por Patrick Long. A Proton Competition começou bem, tanto que o #88 ficou com o 3º melhor tempo do treino, com o Corvette #50 da Larbre em quarto e a Ferrari #83 da AF Corse estabeleceu a quinta marca.

Como curiosidade, 53 dos 56 carros que treinaram cravaram médias horárias superiores ou iguais a 200 km/h. Apenas o Aston Martin #96 e os dois Porsche do Team AAI, assistido pelos belgas da ProSpeed Competition, não conseguiram superar esta marca. Para passar de 200 km/h, estes carros terão que superar a barreira de 4’05” nas três sessões oficiais de classificação.

A disputa pela pole começa às 17h, pelo horário de Brasília e terá duas horas de duração.

As 24h de Le Mans terão transmissão ao vivo e exclusiva do Fox Sports neste sábado a partir de 10h, até 13h30. Voltamos no domingo às 9h para a chegada.