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V8 Supercars

Cem vezes Lowndes

RIO DE JANEIRO – Craig Lowndes conquistou sua 100ª vitória no International V8 Supercars Series. O piloto da Red Bull Racing Australia faturou a segunda das três corridas disputadas no circuito de Hidden Valley, em Darwin, região norte do país. Dos pilotos em atividade no campeonato, o veterano de 41 anos completados justamente neste domingo […]

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Tricampeão do V8 Supercars, Lowndes chegou à 100ª vitória da carreira no circuito de Hidden Valley, em Darwin

RIO DE JANEIRO – Craig Lowndes conquistou sua 100ª vitória no International V8 Supercars Series. O piloto da Red Bull Racing Australia faturou a segunda das três corridas disputadas no circuito de Hidden Valley, em Darwin, região norte do país. Dos pilotos em atividade no campeonato, o veterano de 41 anos completados justamente neste domingo é o que mais corridas disputou – 554 – e o que mais venceu, sem contar os 236 pódios conquistados desde que estreou no certame.

O triunfo do “Triple Eight” aconteceu na segunda prova curta da programação e foi o único ponto alto do piloto no fim de semana, já que ele foi apenas 18º colocado na primeira prova e 15º na terceira, demonstrando uma certa inconsistência do time patrocinado pelo touro vermelho. Jamie Whincup, inclusive, não vai ao pódio desde a rodada de Barbagallo e por isso está apenas em 8º lugar no campeonato, com 879 pontos. Lowndes está em segundo, com 1070.

Mark “Frosty” Winterbottom, que assumiu a liderança do campeonato na etapa de Winton, em que venceu duas das três baterias, chegou ao pódio apenas na prova #1, com a 2ª posição. O piloto da Prodrive Racing Australia mantém o comando da classificação com 1165 pontos. Chaz Mostert, companheiro de equipe do líder do campeonato, foi um dos melhores pilotos do fim de semana, com três pódios e uma vitória. Outro destaque da etapa de Hidden Valley foi a primeira vitória de David Reynolds a bordo do #55 da Rod Nash Racing, que deixa o piloto em 7º na classificação do campeonato.

Até este momento, a grande decepção do campeonato é a performance dos Volvo. Scott McLaughlin não é nem sombra do piloto do ano passado, com um 7º lugar como melhor resultado no ano e três abandonos – afora a ausência na prova #1 da Clipsal 500 em Adelaide. O companheiro de equipe David Wall jamais terminou entre os dez primeiros em nenhuma prova neste ano.

Com relação ao futuro, o comitê de gestão técnica da categoria está próximo de uma definição quanto ao futuro regulamento, a entrar em vigor a partir de 2017. Além do downsizing mecânico que já vinha sendo debatido e discutido nos últimos meses, é bem possível que os carros passem a ser modelos de duas portas. Com os rumores envolvendo a Ford e a Holden quanto à permanência das marcas mais tradicionais do certame dentro das novas regras, o CEO James Warburton busca novos participantes para manter o elevado nível da competição – que hoje conta, além das marcas já citadas neste post, com a Mercedes-Benz e a Nissan – nos próximos anos.

A classificação do campeonato após Hidden Valley é esta:

1. Mark Winterbottom (Ford) – 1165 pontos
2. Craig Lowndes (Holden) – 1070
3. Fabian Coulthard (Holden) – 1010
4. Chaz Mostert (Ford) – 991
5. Shane Van Gisbergen (Holden) – 940
6. James Courtney (Holden) – 935
7. David Reynolds (Ford) – 925
8. Jamie Whincup (Holden) – 879
9. Garth Tander (Holden) – 870
10. Rick Kelly (Nissan) – 771