A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Vexame: grid penalty anunciado para os Nissan

RIO DE JANEIRO – Nada está tão ruim que não possa piorar. E a Nissan adiciona mais um vexame ao calvário da estreia do GT-R LM Nismo nesta edição das 24 Horas de Le Mans: o ACO anunciou nesta sexta-feira um grid penalty para os três protótipos do construtor japonês por deficiência técnica. De acordo […]

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Largar amanhã atrás dos LMP2: esse será o prêmio pela má performance dos Nissan GT-R LM Nismo nos treinos

RIO DE JANEIRO – Nada está tão ruim que não possa piorar. E a Nissan adiciona mais um vexame ao calvário da estreia do GT-R LM Nismo nesta edição das 24 Horas de Le Mans: o ACO anunciou nesta sexta-feira um grid penalty para os três protótipos do construtor japonês por deficiência técnica.

De acordo com o regulamento, os três carros (e mais o ByKolles CLM P1/01 com motor AER Biturbo) foram penalizados porque não atingiram os 110% da pole position do Porsche guiado por Neel Jani no QP1. Como efeito, esses competidores vão largar atrás de todos os LMP2, justamente ao fim do pelotão dos protótipos. Mais vexaminoso, impossível.

E, como disse o Victor Martins no twitter, o diretor Darren Cox dizia estar “satisfeito” por levar 20 segundos dos melhores tempos (o Nissan mais rápido cravou 3’36″995). É brincadeira alguém vir a público dizer isso. Ele deveria ter vergonha de dizer isso e assumir que o carro – ainda – não é competitivo.

Outra penalidade de grid foi aplicada à Ferrari #71 da AF Corse. O veterano Olivier Beretta não foi além da meta de 120% do tempo da pole position, obrigatória na LMGTE-PRO. O tempo máximo era 3’57″406 e o piloto monegasco virou em 4’00″819 em sua volta rápida na qualificação. Por isso, o carro da equipe italiana, que havia conquistado a 5ª colocação no grid da categoria, desce 10 posições na geral e vai largar da 54ª e penúltima posição do grid de 55 carros.

Mais tarde, o blog traz o grid completo – e ilustrado.