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Mundial de Endurance

Porsche larga na frente nos ensaios do WEC na Alemanha

RIO DE JANEIRO – O primeiro dia do Open Test das equipes do Mundial de Endurance (FIA WEC) terminou, sem nenhuma surpresa, com os carros dos construtores alemães na frente. Porsche e Audi lideraram a tomada de tempos no circuito de Nürburgring, aberto por uma deferência dos japoneses da Toyota para dois dias de testes. […]

RIO DE JANEIRO – O primeiro dia do Open Test das equipes do Mundial de Endurance (FIA WEC) terminou, sem nenhuma surpresa, com os carros dos construtores alemães na frente. Porsche e Audi lideraram a tomada de tempos no circuito de Nürburgring, aberto por uma deferência dos japoneses da Toyota para dois dias de testes.

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Em preto carbono, o Porsche 919 Hybrid foi o mais rápido do primeiro dia do Open Test do WEC na Alemanha

Com um carro em preto-carbono, o 919 Hybrid partilhado por Timo Bernhard/Brendon Hartley/Romain Dumas/Marc Lieb driblou a pista úmida pela chuva que caiu nesta segunda-feira para marcar a volta mais rápida – 1’39″129, um segundo e meio abaixo do Audi #9 partilhado por Loïc Duval e Bénoit Tréluyer.

O Toyota #1 de Alex Wurz/Sébastien Buemi/Anthony Davidson estabeleceu a terceira marca, a apenas três décimos do Audi. Em quarto, ficou o CLM P1/01 da ByKolles Racing, único LMP1 não oficial de fábrica a participar dos treinos na Alemanha, com a ausência da Rebellion. A Nissan, cujo programa de desenvolvimento do GT-R LM Nismo com motor dianteiro está sendo posto em sérias dúvidas pelo board da montadora, está em ensaios dinâmicos no COTA, em Austin (EUA).

No primeiro treino pra valer com o novo carro, a Strakka Racing foi a mais rápída entre as equipes da LMP2

Entre os LMP2 presentes, a Strakka Racing levou a melhor com seu novo carro: o Gibson 015S alinhado para Danny Watts/Jonny Kane/Nick Leventis estabeleceu 1’46″841 e ficou quase um segundo inteiro à frente do Oreca 05 Nissan #47 da KCMG Racing. O Team SARD Morand obteve o 3º lugar da divisão com seu Morgan, seguido pela Tequila Patrón ESM e seus dois Ligier JS P2 HPD – ainda ostentando o visual “Rolling Stone” das últimas 24h de Le Mans. A G-Drive Racing, que levou apenas um carro, limitou-se a ficar em sexto no grupo, com Roman Rusinov/Sam Bird.

Nada de moleza: Bruni e Vilander disputaram as 24h de Spa e voaram para a Alemanha, treinando com a Ferrari #51 da AF Corse

Na LMGTE-PRO, a Ferrari #51 da AF Corse foi a mais rápida. Gimmi Bruni e Toni Vilander não descansaram: partiram da maratona de 24h em Spa-Francorchamps, na Bélgica, para a vizinha Alemanha. Ao fim do dia, colocaram o carro do construtor italiano em primeiro nos treinos, com 1’55″755, pouco menos de um décimo à frente do Porsche #92 guiado por Michael Christensen. O único Aston Martin presente, o #95, ficou em terceiro.

Já a LMGTE-AM teve domínio do Aston #98 de Paul Dalla Lana/Mathias Lauda/Jonny Adam. O carro britânico marcou 1’57″572 em sua melhor volta, quase um segundo inteiro à frente da Ferrari de Rui Águas/Manu Collard/François Perrodo. O Porsche #88 da Abu Dhabi Racing-Proton estabeleceu a terceira marca, seguido pela Ferrari da SMP Racing e pelo Porsche da Dempsey Racing-Proton.

Como curiosidade, a Michelotto, responsável pelo desenvolvimento das Ferrari de competição, pôs uma 458 Italia na pista, sem número e sem qualquer outra identificação, para testes de desenvolvimento dos pneus Dunlop, dos quais o brasileiro Daniel Serra fez parte no início do ano. O pessoal do Dailysportscar.com garante que foi o britânico Rob Bell quem esteve a bordo da máquina italiana nestes treinos.

As atividades do Open Test prosseguem nesta terça-feira.