A Mil por Hora
Memorabilia

Galeria Piquet, parte VI

RIO DE JANEIRO – Na sexta e última parte da homenagem a Nelson Piquet por seus 63 anos de idade, não pode (infelizmente) faltar o registro de sua passagem na Indy 500, que sepultou qualquer sonho de seus fãs em vê-lo competitivo como nos velhos tempos. Da década de 90 em diante, o tricampeão passou […]

RIO DE JANEIRO – Na sexta e última parte da homenagem a Nelson Piquet por seus 63 anos de idade, não pode (infelizmente) faltar o registro de sua passagem na Indy 500, que sepultou qualquer sonho de seus fãs em vê-lo competitivo como nos velhos tempos. Da década de 90 em diante, o tricampeão passou – claro – a competir muito menos, mas aqui e alhures ainda mostrou a classe de sempre. E passou a se preocupar com os herdeiros Geraldo, Nelsinho, Lazlo e Pedro, todos envolvidos com o esporte a motor.

1992-treinos-500-milhas-indianapolis
Novos desafios: mesmo falando mal do automobilismo dos EUA, Nelson Piquet foi para a disputa das 500 Milhas de Indianápolis num Lola Buick da equipe de John Menard
Dia 7 de maio de 1992: o brutal acidente sofrido na curva 4 de Indianápolis quase custou a Piquet uma amputação dos membros inferiores. Com múltiplas e gravíssimas fraturas, teve sorte de ser operado pelos melhores ortopedistas do país, lotados no Hospital Metodista daquela cidade
Por detrás de um capacete branco, Piquet testa o Ralt RT24 de sua equipe de Fórmula 3000 no circuito espanhol de Albacete
Em algum lugar do passado, Nelson Piquet dá uma entrevista para a Rede Bandeirantes. O atento observador é o agora narrador Luc Monteiro
A volta: antes da Cascavel de Ouro de 1992, válida pela F3 Sul-Americana, algumas voltas no Ralt de Pedro Muffato, velho e querido amigo do tricampeão
Quando ninguém esperava, eis que Nelson Piquet voltou para Indianápolis e daquela vez conseguiu a classificação na Indy 500 em 1993. Quebrou cedo, mas cumpriu sua missão
A bordo desta BMW 318i, Piquet disputou as Mil Milhas Brasileiras de 1994, no Autódromo de Interlagos
Pouca gente lembra, mas Nelson Piquet disputou também uma corrida da Copa Onix Jeans de Fórmula Uno
As boas relações com a BMW nunca se apagaram: Piquet disputou inclusive as 24h de Spa-Francorchamps, na Bélgica
Duas vezes em Sarthe: Piquet participou das 24h de Le Mans com esta McLaren BMW F1 GTR. Foi 8º colocado na edição de 1996
As últimas provas de monoposto foram na F3 Sul-Americana pela Amir Nasr Racing, em 1997 e 1998
Além de criar a categoria Espron, Piquet disputou várias corridas longas, como os 1000 km de Brasília
A bordo da Brabham BMW BT52 no Goodwood Festival of Speed
A última vitória: Mil Milhas em 2006, com este Aston Martin DBR9 ao lado do filho Nelsinho, de Hélio Castroneves e Christophe Bouchut
Ao lado de Felipe Massa: mestre de cerimônias no pódio do GP do Brasil de F1 em 2012
Eterno moleque: provocando os torcedores do Corinthians com uma bandeira do Vasco na mão, durante volta de consagração em Interlagos no GP do Brasil de 2011, por alusão aos 30 anos do seu primeiro título mundial de F1
Irreverência: arrancando risadas do velho amigo Niki Lauda nos boxes de Interlagos, quando tentava dar uma bitoca no austríaco
Parabéns, Nelsão. Parabéns, tricampeão!