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Mundial de Endurance

Rumo a Ladoux: construtores preparam modelos GT para 2016

RIO DE JANEIRO – Chegamos a setembro. Logo 2016 está aí e em janeiro já tem corrida, com as 24h de Daytona abrindo a próxima temporada do Weather Tech SportsCar Championship, novo nome do TUSC. Por isso, a FIA determinou um teste mandatório para a pista de Ladoux, na França, que é de propriedade da […]

RIO DE JANEIRO – Chegamos a setembro. Logo 2016 está aí e em janeiro já tem corrida, com as 24h de Daytona abrindo a próxima temporada do Weather Tech SportsCar Championship, novo nome do TUSC. Por isso, a FIA determinou um teste mandatório para a pista de Ladoux, na França, que é de propriedade da Michelin.

Nesse teste, os diferentes modelos serão avaliados para que seja determinado o primeiro Balance of Performance (BoP), para que os carros dos fabricantes envolvidos nas divisões LMGTE não tenham desníveis acentuados de desempenho entre eles. Principalmente porque Ford e Ferrari vêm com modelos totalmente novos, no que concerne à mecânica e ao modelo.

A Ford traz a mais aguardada estreia do próximo ano. O modelo GT construído para celebrar os 50 anos da vitória do GT40 sobre a rival Ferrari nas 24h de Le Mans foi concebido com motor EcoBoost V6 Turbo, uma tecnologia já testada nos prótótipos do Tudor United SportsCar. O carro vem sendo exaustivamente testado no Canadá e nos EUA (andou em Sebring e em Road America) e seu desenvolvimento é tocado pela Multimatic Motorsports através dos pilotos Scott Maxwell e Billy Johnson.

A princípio, o novo Ford GT não tem sofrido nenhum tipo de problema nos seus primeiros treinos. O construtor do oval azul de Detroit tem a obrigação de construir 100 unidades do novo modelo para que ele seja oficialmente homologado pela FIA como um carro genuíno de competição para as classes Grã-Turismo.

Na Inglaterra, a Prodrive já trabalha na construção da versão 2016 de pista do Aston Martin V8 Vantage. É pouco provável que ele chegue a Ladoux para o teste comparativo com pouco mais do que uma quilometragem de shakedown concluída. Há quem aposte que o visual do carro trará diferenças visíveis em relação ao modelo 2015 e 2014, justamente para preencher a lacuna que será deixada até 2018 – quando definitivamente o Vantage será substituído por um novo modelo ainda não concebido para o mercado.

Dos lados dos EUA, a Pratt & Miller trabalha na revisão do C7-R para o novo regulamento. O carro deve sofrer poucas alterações estéticas e mecânicas, mas sofrerá uma alteração visível em termos de segurança, com uma célula de sobrevivência mais reforçada em termos de estrutura. A BMW, embora não tenha um modelo “elegível” para o FIA WEC e para as 24h de Le Mans, deve ter para os EUA uma versão GTLM do modelo M6 GT3. Não será surpresa se este carro (o GT3, não o GTLM) aparecer em Ladoux para o teste compulsório, embora o diretor de competições da marca, Jens Marquardt, tenha informado que o calendário de desenvolvimento do novo modelo está “apertado”.

A Ferrari é o construtor que muda de forma mais radical o seu modelo GTE para 2016. Ao invés do motor 4,5 litros V8 que equipa a F458, vai gritar na nova F488 GTB um motor V6 biturbo com 3,9 litros de capacidade cúbica. Os primeiros testes foram positivos e feitos nos circuitos de Adria e Vallelunga com os pilotos oficiais Gianmaria Bruni, Davide Rigon e Giancarlo Fisichella, num total de 2.000 km percorridos. A Risi Competizione é a primeira equipe confirmada para receber o novo carro, que terá caixa de marchas Xtrac, substituindo a tradicional Hewland como fornecedora de Maranello (leia-se Michelotto) para os modelos Grã-Turismo de competição.

Outra novidade é que a F488 GTB também poderá ser usada como modelo FIA GT3 – e vice-versa. Nada parecido com os modelos anteriores, F458 e F430, que eram derivados dos “Challenge” construídos para as séries monomarca do construtor italiano.

Por fim, a Porsche chegara a anunciar uma retirada sabática do WEC com sua equipe oficial, embora o desenvolvimento do 991 RSR na especificação 2016 já estivesse a todo vapor desde maio. Houve, no entanto, uma mudança de planos e o carro continuará sendo utilizado no ano que vem, para um novo modelo ser projetado e desenvolvido para o biênio 2017/2018.

Esse carro novo provocará a ruptura de quase 50 anos de conceito da Porsche, pois poderá ser o primeiro LMGTE da marca com motor central traseiro, ao invés do conceito do 911 que remonta o Fusca. A equipe do WEC deverá ser, mais uma vez, chefiada por Olaf Manthey. Nos EUA, a Black Swan Racing junta-se à CORE Autosport como os times do construtor de Weissach para o próximo ano.