A Mil por Hora
Rally

Tudo pronto para o Rali da Austrália

RIO DE JANEIRO – O World Rally Championship (WRC) está no outro lado do mundo neste fim de semana. De sexta até domingo, tudo à noite e de madrugada pelo nosso horário, será disputado o 10º evento da temporada. O Rali da Austrália, por conta da distância para a Europa, acaba sendo também um dos […]

Ogier-Australia
Líder do campeonato, o bicampeão Sébastien Ogier persegue a sétima vitória no ano, no Rali da Austrália

RIO DE JANEIRO – O World Rally Championship (WRC) está no outro lado do mundo neste fim de semana. De sexta até domingo, tudo à noite e de madrugada pelo nosso horário, será disputado o 10º evento da temporada. O Rali da Austrália, por conta da distância para a Europa, acaba sendo também um dos menos atrativos em matéria de inscrições. Não foi surpresa notar que somente 27 duplas vão disputar o evento, que começa desfalcado de um dos principais pilotos do campeonato.

O norueguês Mads Østberg, da Citroën, sofreu um acidente no reconhecimento das estradas do percurso, efetuado sempre com carros de passeio e 48h antes do shakedown. Como efeito da pancada, o nórdico fraturou duas costelas e foi vetado da competição. O francês Stéphane Lefévbre, que não disputaria a prova, foi chamado às pressas e terá a responsabilidade de substitui-lo no Citroën DS3 WRC oficial de fábrica, tendo como navegador o experiente Stéphane Prevot.

Onze duplas foram inscritas na prioridade 1, para os carros que pertencem à classe principal do WRC. Líder do campeonato, Sébastien Ogier logicamente encabeça o plantel, que conta ainda com seus colegas de Volkswagen Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen. A Hyundai surpreendeu e fez uma alteração de status quo no time do construtor sul-coreano. Nesta prova, Dani Sordo guiará o carro #20 com seu navegador Marc Martí, enquanto Hayden Paddon alinha no #8 junto a John Kennard. Desta vez, entre os pilotos de equipes não-oficiais, não veremos nem Robert Kubica e muito menos Martin Prokop: o único privado inscrito é Lorenzo Bertelli, junto ao parceiro Lorenzo Granai.

No WRC2, apenas sete duplas vão concorrer pelos pontos no campeonato. Atual campeão, Nasser Al-Attiyah assumiu a liderança após o Rali da Alemanha e estará presente na prova australiana. A lista de inscritos que encontrei traz o catari a bordo de um Ford Fiesta, muito embora eu acredite que ele irá de Skoda Fabia. Já o finlandês Esapekka Lappi, assim como o time oficial do construtor tcheco, não fez a viagem para a Oceania.

Outros destaques da categoria são o saudita Yazeed Al-Rajhi, que fez ótima aparição este ano no Rali Dakar e os ídolos locais Nathan Quinn e Scott Pedder. Este último, por sinal, tem grandes chances de chegar a um top 10 na classificação geral.

O Rali da Austrália será disputado em 17 trechos cronometrados. Oito abrem o evento, que gravita em torno de Coffs Harbour. A etapa de Nambucca, no sábado, é a mais extensa – com 50 km em cada uma das duas passagens. O Power Stage, que contempla os três mais rápidos com pontos extras na classificação, será na última especial em Wedding Bells.