A Mil por Hora
Fórmula 1

Vídeos históricos – 40 anos do primeiro título de Niki Lauda (1975)

https://www.youtube.com/watch?v=BlV19-6PRyg RIO DE JANEIRO – Há 40 anos, no dia 7 de setembro, a Itália explodia em festa. Desde John Surtees em 1964, um piloto que defendia a Ferrari não conquistava o título do Mundial de Pilotos de Fórmula 1. E para completar, Monza foi o palco do histórico feito do austríaco Andreas Nikolaus “Niki” […]

https://www.youtube.com/watch?v=BlV19-6PRyg

RIO DE JANEIRO – Há 40 anos, no dia 7 de setembro, a Itália explodia em festa. Desde John Surtees em 1964, um piloto que defendia a Ferrari não conquistava o título do Mundial de Pilotos de Fórmula 1. E para completar, Monza foi o palco do histórico feito do austríaco Andreas Nikolaus “Niki” Lauda.

Com um 3º lugar, o piloto do carro #12 coroou um desempenho sensacional ao longo do ano. Com a Ferrari 312T de câmbio transversal, ele deu show, conquistou várias poles e vitórias, eclipsando o ítalo-suíço Clay Regazzoni, que por sinal venceu o GP da Itália.

Em grande atuação, o então bicampeão Emerson Fittipaldi fez uma sensacional corrida de recuperação e chegou em 2º, para passar – com inteira justiça – o cetro de campeão para Lauda.

A Globo transmitiu a corrida ao vivo e in loco, com narração de Luciano do Valle e comentários de Ciro José. E que saudade dessa Fórmula 1 de ruídos inenarráveis, do alarido da torcida. Uma Fórmula 1 mais bacana, mais disputada, mais humana.

Detalhe: no final do vídeo (a Globo não transmitiu o pódio) dá pra ouvir Luciano passando o roteiro da viagem de retorno da equipe que foi à Itália fazer a transmissão da corrida.