A Mil por Hora
Fórmula 3

A hora da verdade

RIO DE JANEIRO – A notícia foi confirmada ontem através de release enviado pela assessoria do piloto: Pedro Piquet vai mesmo disputar o Campeonato Europeu de Fórmula 3 na próxima temporada. O jovem brasiliense, bicampeão da categoria aqui no Brasil defendendo a equipe de Augusto Cesário, assinou com a Van Amersfoort Racing, de origem holandesa […]

imagem_release_535876
No clique de Luca Bassani, bicampeão da F3 Brasil, Pedro Piquet assina com uma das melhores equipes e garante vaga na F3 Europeia em 2016

RIO DE JANEIRO – A notícia foi confirmada ontem através de release enviado pela assessoria do piloto: Pedro Piquet vai mesmo disputar o Campeonato Europeu de Fórmula 3 na próxima temporada. O jovem brasiliense, bicampeão da categoria aqui no Brasil defendendo a equipe de Augusto Cesário, assinou com a Van Amersfoort Racing, de origem holandesa e passado reconhecidamente forte no automobilismo internacional nas categorias de base, desde o longínquo ano de 1975.

Mas não é só no passado que a nova equipe de Pedro Piquet se destaca. No presente também: duas das últimas revelações da F3 Europeia vieram de suas fileiras e um deles estrondou a ponto de ter chegado na Fórmula 1 fazendo barulho. Refiro-me a Max Verstappen, hoje na Toro Rosso. No campeonato deste ano, o monegasco Charles Leclerc fez uma boa temporada pela escuderia chefiada por Fritz Van Amersfoort e terminou o ano em 4º lugar.

“A família Piquet conhece este meio e, para nós, é um grande elogio que Nelson e Pedro optaram por nosso pacote. Pedro tem a dedicação necessária para ser um piloto de sucesso e nós vamos ajuda-lo a transformar essa ambição em resultados”, disse o chefe da equipe.

“Tive alguns dias de testes com o time e a impressão foi muito positiva. Teremos um longo ano pela frente, com 33 corridas e mais de 30 carros no grid. Confio que a Van Amersfoort Racing tem a estrutura ideal e profissionais muito competentes para este passo no desenvolvimento da minha carreira, agora na Europa. A equipe brigou pelos títulos da F3 Euro nas últimas temporadas. Gostei muito do ambiente no time, que é relaxado e quase familiar e ao mesmo tempo muito determinado a vencer”, disse o bicampeão da F3 Brasil, que deve se mudar para a Holanda.

O ano de 2016 para o outro herdeiro do tricampeão de F1 Nelson Piquet vai ser mesmo agitado: além do Europeu de F3, Pedro participará como ensaio da temporada neozelandesa da Toyota Racing Series, disputando 15 corridas entre janeiro e fevereiro num total de cinco rodadas triplas. O piloto teve sua primeira experiência com a categoria no início de 2014, mas envolveu-se numa polêmica por conta da emissão de sua licença de piloto e acabou impedido de participar de várias corridas. Neste fim de semana, Piquet volta à Porsche GT3 Cup Challenge para a preliminar do GP do Brasil de F1, após o violento acidente que sofreu em Goiânia.

Esta será a hora da verdade para Pedro Piquet no automobilismo. Tomara que o garoto mostre seus predicados na Europa e consiga chamar tanta atenção quanto Verstappinho, que tem sido uma agradabilíssima surpresa na categoria máxima.