LONDRINA – Com novas cores e nova identidade visual na dianteira, aí está o novo Audi R18 com que os quartargólicos de Ingolstadt pretendem retomar a supremacia no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) e nas 24h de Le Mans, perdida para a Porsche, coirmã pertencente ao Volkswagen Auto Group (VAG).
O bólido foi oficialmente apresentado no evento oficial de fim de ano da montadora, fruto de um ano e meio de trabalho. O projeto sofreu um reestudo amplo da aerodinâmica – especialmente na seção dianteira – e o sistema híbrido flywheel, usado até este ano, que conferia tração total ao bólido, foi substituido por um ERS de baterias, o que eleva o R18 à categoria 6 MJ em economia de energia dentro do regulamento de carros híbridos do WEC. A mecânica segue a mesma: 3,7 litros com seis cilindros em V, turbodiesel. E o primeiro teste de pista já está marcado: acontece em dezembro no circuito de Sebring, na Flórida.
Também foram confirmados os pilotos para 2016 – os mesmos deste ano, o que significa que Lucas Di Grassi vai disputar a sua terceira temporada na categoria pela casa germânica. E apesar do investimento maciço neste novo projeto, a Audi (e também a Porsche, aliás) anunciou que não disputará – pela primeira vez em muitos anos – as 24h de Le Mans com mais do que dois carros.
Corte de custos, foi o que se disse quando confirmada a notícia.
Sinal dos tempos…