A Mil por Hora
Mundial de Endurance

WEC 2016 – Silly Season, classe LMP1

RIO DE JANEIRO – Encerrado de forma dramática em favor da Porsche, o World Endurance Championship consagrou uma nova trinca campeã – a quarta em quatro anos. Mark Webber/Brendon Hartley/Timo Bernhard conquistaram o galardão no Bahrein e devem levar o número #1 nos carros de Weissach em 2016. Para o próximo ano, teremos carros novos. […]

MOTORSPORT : FIA WEC - 6 HOURS OF BAHRAIN (BHR) - ROUND 8 11/19-21/2015
A classe LMP1 deverá ter novidades técnicas, a volta da Nissan e um plantel de possíveis 12 carros em 2016 (Foto: Sportscar365.com/Vision Sport Agency)

RIO DE JANEIRO – Encerrado de forma dramática em favor da Porsche, o World Endurance Championship consagrou uma nova trinca campeã – a quarta em quatro anos. Mark Webber/Brendon Hartley/Timo Bernhard conquistaram o galardão no Bahrein e devem levar o número #1 nos carros de Weissach em 2016.

Para o próximo ano, teremos carros novos. Audi e Toyota estão preparando evoluções e evidentemente a Porsche não quer dormir no ponto. A Nissan, após a fragorosa estreia do GT-R LM Nismo, vem tentando evoluir o carro em testes e prepara o regresso à divisão principal, que deve contar ainda com quatro inscrições de equipes não-oficiais.

O blog abre agora a Silly Season do WEC 2016, com a classe LMP1.

Porsche

Campeã mundial de Construtores e Pilotos, a Porsche não deve ter grandes mudanças nos pilotos titulares para o próximo ano. As novidades podem vir – mais uma vez – na área técnica, no que concerne à aerodinâmica e aos sistemas híbridos do protótipo com motor 2 litros V4 Turbo. A equipe deve contar com uma inscrição suplementar em Spa-Francorchamps e nas 24h de Le Mans, tendo para isto aberto a chance de novos pilotos ingressarem no time, já que Nico Hülkenberg – em razão de uma ‘sutil’ coincidência de datas entre a prova de Sarthe e o infame GP da Europa em Baku, no Azerbaijão – não poderá repetir o feito deste ano e defender seu título. O dinamarquês Kevin Magnussen, recém-dispensado pela McLaren, poderá trocar a F1 pela Porsche. Mitch Evans e Oliver Turvey também treinaram pela marca.

Previsão: 2 carros (3 em Spa e Le Mans)

Audi

Batida pela Porsche após ganhar as etapas de Silverstone e Spa, a Audi deve apresentar ainda este ano a nova evolução do protótipo R18 e-tron quattro, provavelmente se posicionando numa categoria de MJ (Megajoules) mais à frente do que se viu ano passado e em 2015 – os primeiros testes do carro já estão marcados para acontecer de 7 a 10 de dezembro.

Embora a confiabilidade do conjunto continue sendo um ponto forte, faltou velocidade para concorrer com a rival germânica. Nada especulado sobre mudanças na formação das trincas, mas a Audi parece muito satisfeita com a formação que tem Bénoit Tréluyer/Andre Lotterer/Marcel Fässler, muito experiente e entrosada. A marca deve ter de novo um carro extra em Le Mans e também em Spa – podendo dar chance a pilotos que pretendam ingressar no time principal futuramente. O português Filipe Albuquerque – que já anunciou sua presença em quatro provas do IWSC, nos EUA – pela Action Express Racing – deve ser um dos escolhidos.

Previsão: 2 carros (3 em Spa e Le Mans)

Toyota

Tudo novo para a Toyota em 2015 na parte técnica: novo projeto – vem aí o TS050 Hybrid – incluindo a substituição da mecânica 3,7 litros V8 de aspiração normal por um motor mais compacto e com turbocompressor, além da adoção de baterias de lítio em substituição ao Supercapacitor usado no bólido desde sua estreia em 2012. Neste ano, os japoneses não pagaram placé: conquistaram só dois pódios e foram coadjuvantes de luxo do domínio da Audi no início do ano e depois da Porsche. Alex Wurz, com toda sua experiência de 22 anos de pista, será uma ausência sentida e o construtor poderá ter outras baixas. Comenta-se que Stéphane Sarrazin sai de cena também para se dedicar ao desenvolvimento do modelo Yaris do WRC. Sobre um substituto para Wurz, a escolha natural recai no piloto reserva Kamui Kobayashi – mas nada ainda foi decidido.

Previsão: 2 carros

Nissan

Após o fracasso nas 24h de Le Mans, a Nissan decidiu rever seu programa de LMP1 e trocou as corridas do restante do ano em 2015 por testes – muitos testes de desenvolvimento do GT-R LM Nismo. Na retaguarda, mudanças: Darren Cox e Ben Bowlby estão fora. Mick Carcamo foi transferido da Nissan México para ser o novo Team Principal. O programa também será menos ambicioso, contemplando dois bólidos a tempo inteiro no WEC e em Le Mans. Alguns pilotos podem se pirulitar: Olivier Pla está a caminho do programa Ford na LMGTE-PRO, por exemplo. Veremos se o próximo ano mostrará a evolução do carro com motor dianteiro ou se a aposta resultará num enorme tiro no pé.

Previsão: 2 carros

Rebellion Racing

O Automobile Club de l’Ouest (ACO) acredita que há um futuro plausível no horizonte para as equipes de LMP1 sem vínculos com fabricantes oficiais e ele quer fazer crer que isso é possível, principalmente com a mudança de regulamento técnico prevista para 2017. A Rebellion deve dar um voto de confiança ao clube que organiza em conjunto com a FIA o WEC – e deve permanecer a bordo do Mundial em 2016 com seu protótipo R-One, construído pela francesa Oreca. Nada sobre pilotos, por enquanto.

Previsão: 2 carros

ByKolles Racing

A equipe de Colin Kolles foi uma agradável surpresa na temporada 2015 do WEC. O carro mostrou mais confiabilidade, chegou a ganhar duas vezes dos Rebellion R-One entre os LMP1 privados e conquistou 13 pontos no Mundial para Pierre Kaffer e Simon Trummer. O protótipo CLM P1/01, se não é rápido, melhorou muito para este ano e a equipe chefiada por Boris Bermes quer ir mais adiante em 2016, inclusive com planos de inscrever um segundo bólido para bater de frente com a Rebellion. Assim como os helvéticos, a equipe deverá usar os novos pneus Dunlop e também os motores AER P60 V6 Biturbo.

Previsão: 1 ou 2 carros