A Mil por Hora
Rally

82 carros na abertura do WRC em Monte-Carlo

RIO DE JANEIRO – A abertura do World Rally Championship (WRC) acontece neste mês de janeiro com uma das provas mais tradicionais de todos os tempos na história do automobilismo – a 84ª edição do Rali de Monte-Carlo, em torno do Principado de Mônaco e na região de Gap, nos Alpes Franceses, será a primeira […]

Visuel_WRC20162

RIO DE JANEIRO – A abertura do World Rally Championship (WRC) acontece neste mês de janeiro com uma das provas mais tradicionais de todos os tempos na história do automobilismo – a 84ª edição do Rali de Monte-Carlo, em torno do Principado de Mônaco e na região de Gap, nos Alpes Franceses, será a primeira de um total de 14 etapas previstas – entre os próximos dias 21 e 24.

Apesar dos fenômenos climáticos que mudam o planeta com alguma frequência, não esperem nada diferente do que se vê no Rali de Monte-Carlo em relação aos últimos anos. Ou seja: deveremos ter muito frio, com direito a neve, chuva e estradas tão apertadas quanto escorregadias e quiçá enlameadas com a passagem dos carros pelos trechos cronometrados.

O Automóvel Clube de Mônaco recebeu, para a abertura da temporada, um total de 82 inscrições. A Volkswagen, logicamente, encabeça a lista de entradas com suas duplas principais e seu modelo Polo R, que será guiado pelo tricampeão em título Sébastien Ogier com Julien Ingrassia no carro #1 e Jari-Matti Latvala com Mikka Anttila no #2.

O construtor alemão mantém sua terceira inscrição com Andreas Mikkelsen – e o norueguês começa a nova temporada com um novo companheiro de equipe: Anders Jaeger Synnevag. Ola Floene foi para a Ford, onde trabalhará ao lado de outro nórdico – Mads Østberg fará sua estreia pela M-Sport Ford no Rali de Monte-Carlo, assim como a dupla formada por Eric Camilli/Nicolas Klinger.

A Hyundai mantém Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul no time principal ao lado de Dani Sordo/Marc Martí, fincando pé no WRC com o terceiro carro de Hayden Paddon/John Kennard. A Citroën fez o contrário: visando 2017, a marca francesa retirou o apoio oficial, mas dois modelos DS3 serão “oficiosamente” vistos na abertura do campeonato para Kris Meeke/Paul Nagle e Stéphane Lefevbre/Gabin Moreau.

Entre as inscrições suplementares e de times não-oficiais, a M-Sport preparou um terceiro Ford para o especialista de Monte-Carlo Bryan Bouffier fazer a prova em que foi 2º colocado há dois anos, em dupla com Victor Bellotto. Robert Kubica, que ensaiou bater em retirada do WRC, segue para a próxima temporada e participará da prova com o parceiro fiel Maciej Szczepaniak. Ott Tanak/Raigo Molder, agora na equipe Drive DMACK e Lorenzo Bertelli/Simone Scattolin completam os inscritos da turma de cima, junto a dupla formada por Felice Re e pela navegadora Mara Bariani.

Dezesseis duplas formam o plantel da classe WRC2, que terá Elfyn Evans neste ano. O galês acabou “rebaixado” para a subclasse para ganhar mais experiênia de pista, embora seus dois anos na turma de cima não tenham sido de erros em demasia. Ele correrá no carro #35 da M-Sport ao lado de Craig Perry.

Outras atrações da subcategoria são o Team Oreca agora com um Skoda Fabia inscrito para Teemu Suninen/Mukko Markkula, a dupla formada por Armin Kremer/Pirmin Wilkhofer e pelos locais Julien Maurin/Benjamin Veillas – todos com o modelo do fabricante tcheco. Nas classes WRC3/JWRC, nove outras duplas participarão da prova somando pontos para o Mundial de 2016.

A lista completa de inscritos do Rali de Monte-Carlo está aqui