A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Nelsinho no WEC e de volta a Le Mans!

RIO DE JANEIRO – Mais cedo que de costume, meu celular disparou o toque genérico de mensagem (que pode ser de e-mail, Facebook ou Twitter e até todos os três juntos). Resolvi levantar e conferir o que os meus instintos diziam para conferir: meu amigo Pedro Migão trouxe a grande notícia da segunda-feira. Nelsinho Piquet […]

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RIO DE JANEIRO – Mais cedo que de costume, meu celular disparou o toque genérico de mensagem (que pode ser de e-mail, Facebook ou Twitter e até todos os três juntos). Resolvi levantar e conferir o que os meus instintos diziam para conferir: meu amigo Pedro Migão trouxe a grande notícia da segunda-feira. Nelsinho Piquet vai disputar mais uma vez as 24h de Le Mans, prova na qual já competiu há 10 anos, quando terminou em 9º lugar na geral – quarto na divisão LMGT1 – com um Grã-Turismo Aston Martin DBR9 do Team Modena, formando trio com David Brabham e Antonio Garcia.

Desta vez, Piquet terá a seu lado outro sobrenome famoso e outro piloto que, além do brasileiro, esteve na Fórmula 1. Ele comporá um dos trios da Rebellion Racing com ninguém menos que Nicolas Prost e Nick Heidfeld, substituindo Mathias Beche, que estará a serviço da Thiriet by TDS Racing na classe LMP2.

O acordo foi assinado não só para as 24h de Le Mans como também para as duas provas anteriores do FIA WEC. Assim, Nelsinho estará a bordo do protótipo Rebellion R-One LMP1 com motor AER P60 2,4 litros V6 Turbo nas 6h de Silverstone e de Spa-Francorchamps, nos meses de abril e maio. A página oficial da equipe confirmou que Nelsinho também estará no Prólogo do Mundial de Endurance em Paul Ricard, para efetuar os primeiros treinos e conhecer melhor o seu novo ‘brinquedo’.

“Estamos muito contentes em acolher Nelson Piquet Jr. na a equipe Rebellion Racing”, comentou o team manager Bart Hayden. “Como campeão da Fórmula E, Nelson correu contra Nico e Nick, mas agora os três vão formar parceria num carro da equipe, e estamos confiantes de que eles serão fortes companheiros. Le Mans exige o melhor nível de preparação, por isso também estamos contentes em anunciar que Nelson estará conosco na Rebellion Racing no Prólogo e nas duas primeiras rodadas do Campeonato Mundial FIA Endurance em Silverstone e Spa. Estamos apenas algumas semanas de distância do Prólogo e estão todos ansiosos para o início da nova temporada”, afiançou.

“Estou muito feliz por fazer parte da Rebellion Racing em várias corridas desta temporada, incluindo, naturalmente, as 24h Le Mans”, comentou Nelsinho no comunicado oficial do time suíço. “Le Mans é um dos eventos mais especiais do mundo do esporte a motor e eu adorei quando eu corri lá em 2006. Foi um dos pontos altos da minha carreira e eu tinha como meta voltar a Le Mans novamente. Eu não poderia estar mais feliz do que estar fazendo isso com uma equipe tão boa e, juntamente com Nico [Prost] e Nick [Heidfeld] como os meus companheiros de equipe. Eu mal posso esperar para entrar no carro em Paul Ricard no final deste mês para começar a nossa preparação.”

Para quem acompanha o WEC e para os iniciados, a Rebellion é hoje a quarta força da classe LMP1 no WEC, perdendo apenas para os três times oficiais de fábrica – Audi, Porsche e Toyota. Seu carro, construído em parceria com a Oreca, teve o mérito de ser um dos mais velozes no speedtrap em Le Mans no ano passado. Por vezes, em 2015, os dois bólidos tiveram alguns problemas de falta de confiabilidade, mas a equipe sabe trabalhar bem para detectar os pontos fracos e resolvê-los. O que se espera é que os helvéticos tenham menos dificuldades, já que a transição para o motor AER demorou e o carro com a nova configuração mecânica só estreou mesmo nas 24h de Le Mans. O carro também é relativamente novo em termos de desenvolvimento: menos de dois anos de uso.

Outro detalhe que o Nelsinho vai gostar de saber: o carro tem o dorsal #12. É o mesmo com que o pai, o velho Nelsão, foi campeão na Fórmula Super Vê no Brasil em 1976.

Com isso, o “cordão” brasileiro no WEC sobe – pelo menos até Le Mans – para cinco pilotos e seis já estão confirmados em Sarthe: Nelsinho, Di Grassi, Pipo Derani, Bruno Senna, Ozz Negri e Fernando Rees. Algo me diz que vem mais gente e que será o plantel mais forte de brasileiros na história das 24h de Le Mans.

Bem-vindo ao WEC, Nelsinho. Tomara que você aproveite, curta e não queira mais sair desse negócio.