A Mil por Hora
IMSA

Com show de estratégias, Negri e Ford vencem em Laguna Seca

RIO DE JANEIRO – A quarta rodada do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, disputada em duas provas com 2h de duração cada no circuito de Laguna Seca, apresentou a terceira vitória brasileira na classe Prototype. Após os triunfos sensacionais do carro da Tequila Patrón ESM com Pipo Derani guiando muito em Daytona e Sebring, foi a […]

Oswaldo-Laguna Seca
Fez-se justiça a uma equipe batalhadora: a Michael Shank Racing tirou partido de uma bandeira amarela e venceu pela primeira vez com seu Ligier JS P2 HPD

RIO DE JANEIRO – A quarta rodada do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, disputada em duas provas com 2h de duração cada no circuito de Laguna Seca, apresentou a terceira vitória brasileira na classe Prototype. Após os triunfos sensacionais do carro da Tequila Patrón ESM com Pipo Derani guiando muito em Daytona e Sebring, foi a vez de Oswaldo Negri triunfar na Califórnia – coroando os enormes esforços da Michael Shank Racing em ter performances competitivas com um protótipo LMP2 contra os DPs oriundos da Grand-Am. E inclusive o placar é bem desfavorável para os carros daquela antiga série – 3 a 1.

Resultado da etapa de Laguna Seca – classes P/GTLM

E poderia ter sido bem pior: a Mazda assombrou durante todo o fim de semana antes da corrida. Melhor tempo em todos os três treinos livres. 1-2 na primeira fila do grid. Liderança e melhor volta nos primeiros momentos da disputa, até o primeiro reabastecimento. Aí a equipe voltou ao show de horror dos últimos anos, a performance não se repetiu e inclusive o carro #70 de Joel Miller e Tom Long nem recebeu a quadriculada. Menos mal que o #55 de Jonathan Bomarito/Tristan Nunez conseguiu o quarto lugar, o que é bastante encorajador – considerando que até o ano passado os dois carros não andavam nada.

O que deflagrou o reabastecimento e a corrida das equipes para os pits foi a colisão entre dois Corvette DP: o #5 guiado por Christian Fittipaldi e o #10 conduzido por Ricky Taylor se enroscaram na curva 10 de Laguna Seca e foram parar na caixa de brita. Prejuízo monstro para o brasileiro e seu parceiro João Barbosa, que perderam quatro voltas e acabaram em último entre os carros que terminaram. Incrivelmente, os irmãos Taylor tiveram melhor sorte e terminaram em 8º na geral – sexto na Prototype.

Assim, o panorama da corrida mudou por completo. A Mazda teve paradas desastrosas, o DeltaWing, que não parara, era o líder com Sean Rayhall a bordo e quem voltou à frente entre os que reabasteceram foi o Ligier da Michael Shank Racing, já com Oswaldo Negri. Afirmei durante a transmissão do Fox Sports 2 que a amarela foi fundamental para o brasileiro e seu parceiro John Pew. Dito e feito: após a ultrapassagem, rumaram para o triunfo consagrador. O último pit stop aconteceu na 45ª volta e daí Negri seguiu célere para a quadriculada.

Em segundo terminou o #90 de Ryan Dalziel/Marc Goossens, que após pagarem um stop & go de um minuto por não apresentarem o carro no grid a tempo, conforme o regulamento da IMSA, foram beneficiados pelas bandeiras amarelas e conseguiram ainda segurar o ímpeto do #31 de Eric Curran/Dane Cameron, que com o desastre dos colegas de equipe no carro #5, saem da prova da Califórnia com a liderança debaixo do braço.

A autonomia de combustível do novo Ford GT impressionou e quase que os carros da equipe chefiada por Chip Ganassi fizeram uma dobradinha histórica

Na GTLM, a Ford conquistou a primeira vitória do seu novo carro em sua quinta corrida – contando, claro, o WEC. As bandeiras amarelas trouxeram diferentes estratégias, mas ninguém podia prever o que aprontaria a Chip Ganassi e os engenheiros da Ford Performance Racing: o carro ficou CINQUENTA E DUAS voltas com um único tanque de combustível. Todo mundo esperando que o #67 de Richard Westbrook/Ryan Briscoe faria uma última parada e… nada. O carro seguiu firme até o fim e conquistou sua primeira vitória na Endurance. Momento histórico.

Daniel Serra e Alessandro Pier Guidi largaram na pole, com o brasileiro comandando a disputa em seu turno de pilotagem. O italiano manteve o excelente nível de performance da Ferrari 488 GTE na pista californiana e a dupla do carro #68 rumou para o melhor resultado na temporada, chegando em 2º lugar. Se a estratégia da Ganassi e da Ford tivesse ido pro vinagre, talvez tivessem vencido. Mas o “se” não existe no automobilismo, o que torna tudo mais emocionante – sempre.

Com valentia, Earl Bamber/Fred Makowiecki ainda alcançaram o pódio, deixando três marcas diferentes nas três primeiras posições – e ainda houve uma quarta, pois Antonio Garcia/Jan Magnussen terminaram em quarto. A outra Ferrari, com Toni Vilander/Giancarlo Fisichella, penou por não ter trocado de pneus no último reabastecimento e ficou para trás após ter liderado eventualmente a disputa. A dupla da Risi terminou em 5º e a Ford só não fez uma dobradinha na sua primeira e estrondosa vitória porque o #66 de Dirk Muller/Joey Hand – este sim – não resistiu e precisou parar nos boxes para um reabastecimento extra.

Horas após a prova das classes Prototype/GTLM, foi realizada a disputa entre os 24 carros das divisões PC/GTD. A corrida teve somente uma única bandeira amarela, em razão de uma saída de pista do Porsche 911 GT3-R de Tim Pappas/Nicky Catsburg – o que fez esta disputa ter 82 voltas, duas a mais que a primeira corrida. A vitória, por apenas 1″736, foi do #52 da PR1/Mathiasen Motorsports, com Robert Alon/Tom Kimber-Smith cruzando à frente do #8 da Starworks conduzido por Renger Van der Zande/Alex Popow. Colin Braun/Jonathan Bennett, após os problemas enfrentados na prova de Long Beach, salvaram o pódio para o #54 da CORE Autosport.

Na GTD, performance dominante do #23 da Alex Job Racing/Team Seattle. Mario Farnbacher e seu novo parceiro fixo Alex Riberas andaram muito bem com o Porsche e venceram na categoria, à frente dos novos líderes do campeonato, Christina Nielsen e Alessandro Balzan. James Davison/Brandon Davis completaram o pódio na volta do Aston Martin V12 Vantage da TRG após a ausência nas 12h de Sebring. De realçar que sete marcas diferentes terminaram nas sete primeiras posições – tivemos o Audi R8 LMS de Robin Liddell/Andrew Davis em quarto, a BMW M6 GTD de Jens Klingmann/Bret Curtis na quinta posição, o Viper de Jeroen Bleekemolen/Ben Keating em sexto e o melhor Lamborghini, de Madison Snow/Bryan Sellers, fechou a disputa em 7º lugar.

Andy Lally/John Potter, a bordo do carro #44 da Magnus Racing, foram protagonistas do único momento de susto do fim de semana, quando houve um princípio de incêndio durante um reabastecimento no warm up. A dupla teve que largar dos boxes e em consequência disto, jamais se recuperaram, conseguindo apenas o 13º lugar ao final da disputa.

Resultado da etapa de Laguna Seca – classes PC/GTD