A Mil por Hora
Automobilismo Internacional

PWC: O’Connell vence as duas em Sonoma

RIO DE JANEIRO – O veterano Johnny O’Connell foi o dono da festa em Sonoma, na penúltima rodada do Pirelli World Challenge, disputada em duas provas no circuito da Califórnia, durante o último fim de semana. Na prova #1, disputada sábado, o piloto da equipe oficial Cadillac usou de toda a sua tarimba e experiência […]

Sep 18 Pirelli World Challenge at Grand Prix of Sonoma presented by Cadillac
Johnny O’Connell foi “o cara” na rodada de Sonoma do Pirelli World Challenge: a decisão ficou para Laguna Seca e a disputa do título é entre o português Álvaro Parente e o estadunidense Patrick Long (Foto: Pirelli World Challenge)

RIO DE JANEIRO – O veterano Johnny O’Connell foi o dono da festa em Sonoma, na penúltima rodada do Pirelli World Challenge, disputada em duas provas no circuito da Califórnia, durante o último fim de semana.

Na prova #1, disputada sábado, o piloto da equipe oficial Cadillac usou de toda a sua tarimba e experiência para superar Austin Cindric, pole position com o McLaren 650S GT3 da K-PAX Racing, vencendo a corrida, com duração de 50 minutos, na última volta, impondo uma diferença de 0″716 para o rival. Michael Cooper, com o segundo carro do construtor estadunidense, levou o último lugar do pódio.

Dos postulantes ao título, Parente levou vantagem: o português chegou em quarto, quatro posições à frente de Patrick Long. Na divisão GTA, Michael Schein levou os pontos do primeiro lugar, mesmo chegando em 12º na geral, seguido pelo mexicano Martín Fuentes e por Cooper MacNeil, que estreou no PWC com um Porsche inscrito pela Alex Job Racing. O resultado da etapa deu o título por antecipação à Fuentes e para a equipe Scuderia Corsa, de Giacomo Mattioli. A classe GT Cup viu o triunfo de Alec Udell sobre Sloan Urry e Mike Hedlund.

Para a prova #2, Cindric partiu novamente da posição de honra, mas O’Connell veio do segundo posto do grid direto para a liderança assim que a largada foi autorizada e o piloto do carro #3 nunca mais foi incomodado. Johnny venceu fácil – 11″386 de vantagem para Álvaro Parente, com Austin Cindric completando o pódio.

Patrick Long recuperou de um modesto 14º lugar no grid para a quarta posição – resultado que deixa o piloto oficial de fábrica da Porsche ainda com chances de conquistar o título do PWC na classe GT, só que agora com nove pontos de desvantagem para o português da K-PAX Racing (1554 a 1545), restando uma única prova em Laguna Seca para definir a situação.

Michael Schein conquistou o “doblete” da divisão GTA com o outro Porsche da Wright Motorsports na Califórnia. O piloto de Glen Cove não foi ameaçado por Andrew Kim e por Cooper MacNeil, que fecharam o pódio da divisão. O já campeão Martín Fuentes sofreu as consequências de  um acidente com o McLaren de Jon Fogarty e não passou da segunda volta.

E na GT Cup, a 12ª vitória em 19 provas deu a Sloan Urry o título antecipado da classe dos Porsche 911 GT3 Cup: o piloto da GMG Racing completou a prova com cinco segundos de frente para o eterno rival do ano, Alec Udell. Mike Hedlund foi de novo 3º colocado com o #35 da Flying Lizard.