A Mil por Hora
IMSA

IMSA: Rebellion e Jani conquistam a pole para as 12h de Sebring

RIO DE JANEIRO (atualizado às 17h45) – A Rebellion Racing não apareceu em nenhum momento com o carro mais rápido durante os treinos para as 12h de Sebring. O time suíço que disputará o WEC na classe LMP2 esperou o momento certo para atacar. E com a precisão dos relógios fabricados no país de origem […]

Rebellion-Sebring
Neel Jani superou o favoritismo dos Cadillac DPi e conquistou a pole position para as 12h de Sebring. O Fox Sports 2 transmite AO VIVO a reta final da competição da Flórida neste sábado

RIO DE JANEIRO (atualizado às 17h45) – A Rebellion Racing não apareceu em nenhum momento com o carro mais rápido durante os treinos para as 12h de Sebring. O time suíço que disputará o WEC na classe LMP2 esperou o momento certo para atacar. E com a precisão dos relógios fabricados no país de origem do time, Neel Jani – campeão mundial de Endurance ano passado – cravou a pole position para a 65ª edição da clássica prova estadunidense, com largada marcada para 11h40 pelo horário de Brasília neste sábado.

Com o tempo de 1’48″178, ele superou por apenas 0″095 o Cadillac DPi-V.R da Mustang Sampling/AX Racing, que num último esforço de Christian Fittipaldi ainda tentou cravar a volta mais rápida. Mas o #5 ficou sem combustível no trecho final e restou ao brasileiro engolir a frustração…

Dane Cameron, atual campeão do IMSA Weather Tech SportsCar Championship junto com Eric Curran, classificou o #31 da Whelen Engineering/AX Racing com o tempo de 1’48″314. Os três primeiros foram os únicos a rodar abaixo de 1’49” e poderia ter havido um quarto carro nesse lote, caso o #2 da Tequila Patrón ESM não tivesse sérios problemas com o exaustor do motor do Nissan DPi no final de uma volta estonteante do brasileiro Pipo Derani – que talvez tivesse sido o pole. Talvez…

A boa surpresa foi o 4º tempo do Ligier JS P217 da PR1/Mathiasen, graças a um bom trabalho do mexicano Jose Gutiérrez, que deixou para trás o Nissan DPi de Brendon Hartley e o Cadillac de Ricky Taylor, vencedor nas 24h de Daytona.

Na classe Prototype Challenge, a despeito do plantel diminuto de apenas quatro inscritos, houve luta – e das boas – pela pole position: o colombiano Gustavo Yacamán conseguiu o melhor tempo da sessão e o novo recorde da categoria para a pista de Sebring, com 1’53″506. Seu mais direto rival, James French, lutou como pôde até o último instante para destronar o #26 da posição de honra. Não deu – o piloto acabou superado por apenas 0″069.

Buddy Rice foi o terceiro, mas a mais de dois segundos da pole e Garry Grist, que classificou o único carro da Starworks Motorsports, ainda foi superado pelos cinco primeiros da GTLM. Apesar disso, vai largar em último no pelotão de 15 Protótipos que disputam a corrida neste sábado.

Ryan Briscoe trucidou o recorde da GTLM para o circuito de Sebring e levou a pole position com o Ford da Chip Ganassi Racing

E por falar na GTLM, Ryan Briscoe trucidou o recorde da pista para a categoria: a bordo do Ford GT EcoBoost #67 da Chip Ganassi Racing, o piloto australiano marcou 1’55″939 e liderou a dobradinha dos modelos do oval azul de Detroit, já que Dirk Müller classificou-se com a segunda posição. Tommy Milner fez uma excelente volta a bordo do Corvette C7-R e conseguiu, no último instante, o 3º tempo da categoria, superando o Porsche do francês Kévin Estre.

Só que na vistoria técnica, o carro #4 de Tommy Milner/Oliver Gavin/Marcel Fässler acabou desclassificado por uma irregularidade técnica. Assim, o Porsche #912 sobe para terceiro no grid, com Antonio Garcia em quarto e Stefan Mücke fechou o top 5 da classe com o Ford GT da equipe do WEC. Oito dos carros inscritos na categoria ficaram exatamente dentro do mesmo segundo, após a exclusão do Corvette.

A GTD também assistiu a uma quebra de recorde e de forma histórica, já que pela primeira vez um modelo GT3 virou abaixo da casa dos 2 minutos em Sebring. O francês Tristan Vautier quebrou os cronômetros com o Mercedes-AMG GT3 da SunEnergy1 Racing e lidera o pelotão de 21 carros com o tempo de 1’59″738. Ele partilhará o carro alemão com o veterano de guerras Boris Said e com o australiano Kenny Habul.

O lindo Mercedes-AMG GT3 da SunEnergy1 Racing é o primeiro GTD a baixar de 2 minutos na volta mais rápida em classificação no circuito de Sebring

Connor De Philippi classificou o Audi R8 LMS #29 da Montaplast by Land Motorsport com a 2ª posição, seguido por Corey Lewis no Lamborghini Huracán da Change Racing, que desalojou da terceira posição o Lexus RC-F GT3 de Robert Alon. O experiente Scott Pruett completou os cinco mais rápidos, num treino em que quatro carros de marcas diferentes ocuparam as quatro primeiras posições.

Campeão das 24h de Daytona, o Porsche 911 GT3-R da Alegra Motorsports larga apenas da 12ª colocação com Daniel Morad. O brasileiro Oswaldo Negri participou do treino oficial com o #86 da Michael Shank Racing, recuperado após um acidente no quarto treino livre. O Acura NSX-GT3 ficou com o 14º tempo da categoria e 38º na geral – 2’02″096.

As 12h de Sebring terão transmissão AO VIVO em suas horas finais no Fox Sports 2, com a narração de Hamilton Rodrigues e os comentários de Rodrigo Mattar, vulgo eu. Vocês também podem acompanhar a disputa via streaming, no site oficial da IMSA.