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24 Horas de Le Mans

24 Horas de Le Mans: recorde e pole para Kobayashi e Toyota

RIO DE JANEIRO – Uma quinta-feira inesquecível para a edição 2017 das 24 Horas de Le Mans. Primeiro pelo ineditismo do Fox Sports em transmitir um treino de classificação (ainda que não na íntegra, mas a inciativa merece ser citada) e principalmente pelo que se viu em Sarthe ao longo das atividades de pista. Todos […]

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Assim como o monstro Godzilla, Kamui Kobayashi esmagou seus adversários: com uma volta simplesmente demolidora, o “Mito” detonou o recorde da volta em Sarthe e fez a média horária mais alta da história em Le Mans

RIO DE JANEIRO – Uma quinta-feira inesquecível para a edição 2017 das 24 Horas de Le Mans. Primeiro pelo ineditismo do Fox Sports em transmitir um treino de classificação (ainda que não na íntegra, mas a inciativa merece ser citada) e principalmente pelo que se viu em Sarthe ao longo das atividades de pista. Todos – eu disse TODOS – os recordes de volta em qualificação foram batidos nas duas sessões realizadas ao longo do dia, com direito à história sendo reescrita. Graças a Kamui Kobayashi.

O “Mito” conseguiu uma volta extraordinária a bordo do Toyota TS050 Hybrid. No meio do Q2, o japonês teve a felicidade de não ter nenhum tráfego a frente e, mui à vontade, acelerou como quis o seu protótipo. O resultado foi uma volta demolidora e que fez todo mundo cair o queixo – 3’14″791, média de 251,882 km/h. Além de quebrar o recorde de Neel Jani (3’16″887) para a atual configuração da pista, Koba detonou também outra marca que já durava 32 anos, superando a maior média horária em Sarthe que foi cravada por Hans-Joachim Stuck no traçado ainda sem chicanes – 251,815 km/h. Confira no vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=I3bGVTEAj0M

A volta de Kobayashi, que é daquelas de almanaque, foi nada menos que 2″337 melhor que o Toyota #8 que conquistou graças a Anthony Davidson um lugar na primeira fila – e isso depois de um trabalho hercúleo da equipe, trocando o motor que “deu ruim” no carro logo no início do Q2 com Buemi a bordo. Um prêmio merecido para o esforço de toda a parte técnica do time comandado por Pascal Vasselon e Rob Leupen.

Em matéria de performance na qualificação, a Porsche nem fez cosquinha no carro pole position: Neel Jani ainda conseguiu, com muito esforço, chegar a 3’17″159 no Q2, com Timo Bernhard completando a segunda fila. O terceiro Toyota ficou com a 5ª colocação e, para nenhuma surpresa, o ByKolles ficou em sexto. A boa notícia foi o bom tempo alcançado pelo único protótipo não-oficial: 3’24″170, com o britânico Oliver Webb.

Alex Lynn foi o mais rápido na LMP2 e quebrou o recorde da pista em sua categoria, superando o tempo de Matthieu Vaxivière na véspera e de Vitaly Petrov no Q2

Já que falamos em recordes, o da LMP2 havia caído ontem e foi confirmado hoje: Alex Lynn levou o Oreca 07 da G-Drive Racing ao novo melhor tempo da categoria em Sarthe – 3’25″352, superando o russo Vitaly Petrov a bordo do carro #25 da Manor, num tempo alcançado no Q2 que lhe deu provisoriamente a pole. Ho-Pin Tung surpreendeu e ficou em 3º com o carro #38 da Jackie Chan DC Racing, virando em 3’25″911.

Bruno Senna ficou como o melhor dos oito brasileiros no grid. Com o tempo de 3’26″736, o sobrinho do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna foi o autor da volta mais rápida do #31 da Vaillante Rebellion, que proporcionou à equipe o quarto posto na categoria, décimo na geral. Logo atrás, vai largar o carro #13 de Nelsinho Piquet, com o qual Mathias Beche estabeleceu 3’26″811. A Rebellion tem todos os motivos para estar otimista: os dois carros andaram bem, com tempos muito próximos e na verdade o que conta é o ritmo de prova.

“O grande desafio dessas 24 Horas de Le Mans é a pilotagem pela madrugada. É preciso manter a concentração o tempo todo, às vezes você fica muitos segundos acelerando no retão à noite, então é fundamental manter o foco para evitar alguma surpresa. Isso sem contar a dificuldade de se aquecer os pneus, principalmente entre as 4 e 6 da manhã. Ainda tenho de enfrentar uma situação curiosa, já que sou alérgico ao pólen, e o circuito é todo cercado por flores. Mas é mais um desafio a superar e vamos atrás de um grande resultado”, comentou Nelsinho.

“Não temos o carro mais rápido da categoria, mas essa é uma realidade que temos enfrentado desde a abertura do calendário. Por isso, priorizamos a consistência e o acerto do carro para o ritmo de corrida. Pelo que vimos aqui, ele continua tratando muito bem os pneus”, explicou Bruno Senna, que vem de segundos lugares em Silverstone e Spa-Francorchamps.

Nelson Panciatici classificou o carro #35 da Signatech-Alpine Matmut com o oitavo lugar da categoria, 14º da geral, com o tempo de 3’27″517. Da tripulação desse bólido faz parte o brasileiro André Negrão, que vai comemorar o aniversário de 25 anos em grande estilo, competindo no templo de Sarthe no dia da corrida.

E Rubens Barrichello fez a parte que lhe cabia no Dallara #29 do Racing Team Nederland. Fez o tempo de 3’29″976 (17º na classe e 23º na geral) e deixou os construtores do carro muito satisfeitos. Apesar da performance inferior em relação aos Oreca, o veterano brasileiro cumpriu tudo o que se esperava dele. Melhor ainda: deu pra perceber o êxtase que o Rubinho vem sentindo em guiar na pista de Sarthe. “Na minha última corrida de Fórmula 1 eu não tive um carro tão rápido quanto tenho em Le Mans”, admitiu em entrevista ao vivo no Fox Sports, durante a transmissão do Q3.

Os treinos desta quinta-feira tiveram um grande susto: o Ligier JS P217 #33 da Eurasia bateu com o francês Erik Maris a bordo, logo no início do Q2. A sessão foi interrompida por 40 minutos para a reconstrução do guard-rail e para a retirada do carro acidentado. O piloto conseguiu sair do carro danificado por seus próprios meios, mas foi obrigado pelo Race Control a ser transportado ao centro médico para exames. A equipe filipina, se tiver condições de deixar o carro em ordem, deve varar a madrugada trabalhando ou então fazer o serviço nesta sexta-feira.

A divisão LMGTE-PRO comprovou mais uma vez sua competitividade: doze dos 13 carros inscritos para a disputa das 24 Horas de Le Mans ficaram separados por apenas um segundo e sete décimos, comportando os sete mais rápidos dentro do mesmo segundo. E a variação de pole positions ao longo do dia foi uma constante.

Com Darren Turner a bordo, o Aston Martin #97 conquistou a pole da classe LMGTE-PRO

O Aston Martin #97 começou o Q3 como o mais rápido e logo foi superado pelo Porsche #92. Depois, deu Corvette #63 e o Ford #69 roubou do rival estadunidense a P1. O #95 do construtor britânico pegou a pole e por fim, numa volta irretocável, Darren Turner (que dividirá o carro com Jonathan Adam e o estreante brasileiro Daniel Serra) cravou a pole definitiva – 3’50″837, novo recorde da categoria.

A Ferrari #51 da AF Corse, que teria Lucas Di Grassi, vetado por problemas físicos, ficou com a 2ª colocação no tempo de 3’51″027 obtido por James Calado. O carro italiano foi o recheio do sanduíche do exército verde-oliva da Aston Martin, já que o #95 guiado por Richie Stanaway ficou em terceiro.

Sam Bird ficou em 4º com a segunda Ferrari da equipe de Amato Ferrari (sem parentesco com o Commendatore), marcando um tempo apenas 0″048 pior que o de Stanaway. Ryan Briscoe ficou com o quinto lugar, seguido por Antonio Garcia, Michael Christensen e Stefan Mücke.

A tripulação do #67 de Pipo Derani, que tem ainda Harry Tincknell e Andy Priaulx, vai largar da 9ª colocação na categoria e em quadragésimo na geral, com o tempo de 3’52″008. O #68 de Tony Kanaan, Joey Hand e Dirk Müller ficou com o 12º posto na categoria e quadragésimo-terceiro na geral – 3’52″178.

Na LMGTE-AM, Fernando Rees encaixou uma volta excelente a bordo do Corvette “Art Car” da Larbre Competition e levou a pole position (também com recorde) para a sua categoria. O brasileiro fez o tempo de 3’52″843, andou melhor que vários pilotos de LMGTE-PRO ao longo dos treinos classificatórios e bateu o favorito Pedro Lamy, da Aston Martin Racing, por 0″390.

Townsend Bell fez o 3º melhor tempo da categoria com a Ferrari #62 da Scuderia Corsa, seguido pelo Porsche #77 do italiano Matteo Cairoli, da Dempsey Racing-Proton. Outro italiano, Marco Cioci, fez o quarto tempo com o carro #55 da Spirit of Race e o #84 da JMW Motorsport, guiado por Will Stevens, fechou o top 5 de sua divisão.

Anote na agenda: a 85ª edição das 24 Horas de Le Mans terá transmissão AO VIVO do Fox Sports a partir de 9h30 da manhã, até 14h30 deste sábado. Na primeira janela, estarão Hamilton Rodrigues e o escriba aqui. Haverá flashes durante as duas provas da Nascar (Xfinity e Truck Series) com Thiago Alves e Edgard Mello Filho. A partir de 8h da manhã, Hamilton e eu voltamos até cair o pano e a festa do pódio.