A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Silly Season – WEC 2018/19, classe LMGTE-PRO

RIO DE JANEIRO – Após mostrar um primeiro panorama do que poderá ser o WEC no seu próximo campeonato nas classes LMP1 e LMP2, o blog traz agora o quadro que se avizinha para a LMGTE-PRO. E que quadro! A próxima temporada promete uma luta titânica entre cinco das principais marcas de Grã-Turismo, com a […]

RIO DE JANEIRO – Após mostrar um primeiro panorama do que poderá ser o WEC no seu próximo campeonato nas classes LMP1 e LMP2, o blog traz agora o quadro que se avizinha para a LMGTE-PRO.

E que quadro! A próxima temporada promete uma luta titânica entre cinco das principais marcas de Grã-Turismo, com a chegada da BMW para a festa com um modelo inteiramente novo – sem contar a prometida versão atualizada do Vantage da Aston Martin e a concorrência forte de Ford e Ferrari, que já estão partindo para o terceiro ano com os modelos atuais e da Porsche, que vai para o segundo desafio de seu carro com motor central-traseiro.

Se a LMP1 não conseguisse se reerguer – como parece que conseguirá – o futuro apontava para a principal categoria de Grã-Turismo como a grande vedete do WEC. Mas nunca se sabe o dia de amanhã. Como diz o CEO da competição, o francês Gérard Neveu, “montadoras vêm e vão”. Neste momento, o panorama é extremamente promissor. Ainda bem!

Vamos ao que teremos em 2018/19:

AF Corse – 2 carros
Ferrari 488 GTE

A Ferrari – entenda-se AF Corse – terá um carro melhorado em 2018 para tentar aumentar seu predomínio no WEC

Dona de cinco títulos em seis campeonatos disputados no Mundial de Endurance entre os modelos de Grã-Turismo, a Ferrari – via AF Corse – estará representada com duas 488 GTE na próxima temporada. Mas haverá novidades: Christiano Michelotto, do ateliê que constrói os carros da Casa de Maranello para competição, garante que a versão atualizada terá menos arrasto aerodinâmico e mais downforce. O que será que eles aprontarão?

Aston Martin Racing – 2 carros
Aston Martin Vantage GTE

Novidade a caminho: a versão atualizada do Aston Martin Vantage GTE terá motor AMG Turbo e pneus Michelin

A nova versão do Aston Martin Vantage está a ponto de ser finalmente apresentada. E o carro que deve participar do WEC na Super Season em 2018/19 terá uma novidade daquelas por sob o capô: um motor AMG V8 Turbo! O bólido já foi testado em pistas como Sebring, nos EUA. E para o próximo campeonato, outra mudança em relação a este ano deve ficar nos pneus. A Aston Martin Racing deve fechar um contrato com a Michelin. Pode haver também surpresas no lineup de pilotos – e infelizmente o brasileiro Daniel Serra não deve fazer parte da equipe britânica desta vez.

BMW Team MTEK – 2 carros
BMW M8 GTE

A BMW segue o trabalho de desenvolvimento da nova M8 GTE com vistas à Super Season 2018/19

Anunciada desde o ano passado, a volta da BMW às provas de Endurance agrega mais brilho a um campeonato já equilibrado e excepcional. Os bávaros se decidiram pelo modelo M8 GTE e a fábrica entregou o running a Ernst Knoors e sua MTEK, que há pouco tempo atrás estava no DTM. O carro já tem boa quilometragem em treinos, inclusive passando por um duro teste de 24 horas no circuito de Paul Ricard, para checar a durabilidade mecânica. Os treinos vêm sendo efetuados pelos pilotos oficiais e o brasileiro Augusto Farfus – que pode compor um dos trios em Le Mans – é um deles. Mas é bem possível que a escolha da BMW recaia em Antônio Félix da Costa, Martin Tomczyk, Alexander Sims e talvez Philipp Eng.

Ford Chip Ganassi Racing UK – 2 carros
Ford GT EcoBoost

Pode ser que a próxima temporada do WEC seja a última da Ford com uma equipe de fábrica na LMGTE-PRO

O braço europeu da equipe de Chip Ganassi retornará em 2018/19 para o que – em princípio – parece ser a última temporada da Ford com equipe oficial de fábrica no WEC. Houve também mudanças substanciais no organograma de motorsport da montadora do oval azul e pode ser que o campeonato de 2018/19 seja o canto do cisne de um dos carros mais adorados pelos fãs. E pode ser que a Ford esteja se bandeando ou para um programa de DPi nos EUA ou até mesmo para o confronto direto com outras montadoras na LMP1 a partir de 2020/21. Quem sabe…

Porsche GT Team – 2 carros
Porsche 911 RSR

O programa da Porsche segue na LMGTE-PRO, com possíveis mudanças de pilotos e a possibilidade de inscrição de um carro extra para as 24h de Le Mans

O programa LMP1 da Porsche acabou, mas o desenvolvimento na LMGTE-PRO continua: o novo 911 RSR de motor central-traseiro que fez sua estreia neste ano continuará na jogada durante a próxima Super Season, possivelmente com um lineup novo de pilotos – comenta-se que Gianmaria Bruni e Laurens Vanthoor vêm para o WEC após competirem juntos em meia temporada na IMSA. Dr. Frank Stefan Walliser garante que haverá dois carros a tempo inteiro no campeonato, mas a intenção da turma de Weissach é de inscrever pelo menos mais um carro para disputar as 24 Horas de Le Mans – não custa nada informar que serão duas na próxima temporada. Aí, o problema será do ACO.

Total: 10 carros