A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Kanaan – de novo – em Le Mans

RIO DE JANEIRO (Faca na caveira!) – A Ford já tem definido o seu esquadrão de pilotos para a edição 2018 das 24 Horas de Le Mans. O construtor dos EUA vai para Sarthe com quatro carros pela terceira vez consecutiva, buscando repetir a vitória conquistada em grande estilo há dois anos na classe LMGTE-PRO […]

DWpRmsuXUAEed3s

RIO DE JANEIRO (Faca na caveira!) – A Ford já tem definido o seu esquadrão de pilotos para a edição 2018 das 24 Horas de Le Mans. O construtor dos EUA vai para Sarthe com quatro carros pela terceira vez consecutiva, buscando repetir a vitória conquistada em grande estilo há dois anos na classe LMGTE-PRO – que neste ano terá um plantel incrível formado por nada menos que 17 carros. E o construtor de Detroit confirmou hoje o quinto piloto brasileiro para a clássica prova francesa: campeão da Fórmula Indy e das 500 Milhas de Indianápolis, Tony Kanaan reforça a tripulação do carro #67 do WEC, que teve Pipo Derani ano passado ao lado de Harry Tincknell e Andy Priaulx.

Não deixa de ser uma surpresa, considerando que Tony não saiu de forma tão agradável assim da Chip Ganassi Racing na Fórmula Indy e pelo visto a indicação de seu nome deve ter partido da Ford Performance. Experiente, rápido e competente, Kanaan disputou as 24h de Daytona com o Ford GT EcoBoost ano passado e fez sua estreia em Sarthe como substituto de Sébastien Bourdais – que por sinal estará de volta, se não for pego pelo contrapé por algum acidente na Fórmula Indy. O mesmo se aplica ao brasileiro de 43 anos, já que os dois são rivais na IndyCar: Bourdais defende a Dale Coyne Racing e Kanaan assinou com a Foyt.

Sébastien volta ao carro #68, o mesmo que teve Tony a bordo em 2017, junto a Joey Hand e Dirk Müller. No #69 correrá o antigo parceiro de Kanaan na Indy, Scott Dixon, em mais uma participação com a equipe na tradicional prova francesa, na companhia de Richard Westbrook e Ryan Briscoe. O outro bólido do WEC, o #66, vai contar de novo com Billy Johnson a bordo junto a Olivier Pla e Stefan Mücke.

Se por um lado o retorno de Kanaan a Sarthe não deixa de ser positivo, por outro é surpreendente que a Ford e a Chip Ganassi Racing tenham preterido Pipo Derani depois de suas performances em três corridas em 2017. O jovem piloto brasileiro ajudou Tincknell e Priaulx ano passado a assumir momentaneamente a liderança do campeonato e é inegável que ele fez um ótimo trabalho, especialmente em Le Mans. Se não pintou a chance de voltar ao cockpit do #67, é porque pode haver coisas boas a caminho no horizonte.

Com a confirmação de Tony, estes são os brasileiros garantidos nas 24h de Le Mans: Bruno Senna na LMP1 pela Rebellion Racing; André Negrão (Signatech-Alpine) e Fernando Rees (Larbre Competition) na LMP2 e Augusto Farfus (BMW Team MTEK) na LMGTE-PRO.

Ainda é incerta a presença de Kanaan e de Billy Johnson na abertura do campeonato, as 6h de Spa-Francorchamps, no início de maio. Para Tony, a boa notícia é que não haverá conflito de datas com a Fórmula Indy. Mas no Prólogo, o brasileiro não poderá participar do teste em Paul Ricard por conta da prova em Phoenix no mesmo fim de semana.