A Mil por Hora
Fórmula Indy

Os 33 da Indy 500

RIO DE JANEIRO – O próximo domingo é daqueles de gala para o fã da velocidade. Tem GP de Mônaco de Fórmula 1, 600 Milhas de Charlotte (a corrida mais longa da Nascar) e as 500 Milhas de Indianápolis, que junto à corrida monegasca e às 24h de Le Mans, faz parte da chamada Tríplice […]

RIO DE JANEIRO – O próximo domingo é daqueles de gala para o fã da velocidade. Tem GP de Mônaco de Fórmula 1, 600 Milhas de Charlotte (a corrida mais longa da Nascar) e as 500 Milhas de Indianápolis, que junto à corrida monegasca e às 24h de Le Mans, faz parte da chamada Tríplice Coroa do automobilismo mundial.

A 102ª edição do maior clássico do esporte a motor dos EUA nos reservou surpresas. Na volta do Bump Day, já que o total de inscritos superava o de pilotos aptos a largar, o pole position de 2016 está fora: James Hinchcliffe ficou com a última colocação entre os 35 pilotos no sábado e não correrá neste domingo. Um drama vivido no passado por Bobby Rahal, Emerson Fittipaldi e Al Unser Jr., só para elencar nomes de peso.

De acordo com a regra das 500 Milhas, é o carro que se classifica e não o piloto. Já vimos acontecer trocas forçadas, como a que levou Scott Goodyear da última posição ao segundo lugar em 1992 e também mudanças que vitimaram brasileiros. Certa vez, Raul Boesel classificou um carro da Treadway – mas quem largou foi Felipe Giaffone. Bruno Junqueira, pole position da edição de 2002, passou por experiência semelhante em 2009, quando pôs um carro da Conquest Racing no grid e teve de dar lugar ao canadense Alex Tagliani.

Enfim, Hinch não foi o primeiro e nem será o último. Mesmo as lágrimas que comoveram num primeiro momento, não foram suficientes para convencer ninguém de outra equipe a vender sua vaga ao piloto do carro #5, que ficará mesmo de espectador junto à britânica Pippa Mann.

Os treinos mostraram Hélio Castroneves muito forte no sábado, com o brasileiro da Penske marcando o melhor tempo daquele dia. Mas no domingo, no Fast Nine, quem fez urrar as arquibancadas foi o local Ed Carpenter, que pela terceira vez irá comandar o grid de 33 carros, tendo a seu lado Simon Pagenaud e Will Power, com Josef Newgarden em quarto. Castroneves sai de oitavo, com Tony Kanaan em 10º e Matheus Leist, melhor dos quatro estreantes do grid, em 11º lugar.

Confira as imagens da transmissão do BandSports neste último fim de semana nos vídeos abaixo.

Indy 2018 - 06 102nd Indy 500 - Qualify 1 (Bump Day)">