Os maiores Porsches em Le Mans, na opinião dos leitores
RIO DE JANEIRO – Seguinte, moçada… vocês já viram alguns posts mais abaixo que a Porsche está completando neste dia 8 de junho exatos 70 anos desde o lançamento de seu primeiro carro, em 1948. A marca alemã, como muitos de vocês sabem, é a maior vencedora da história das 24h de Le Mans com 19 títulos na geral e outros triunfos em categorias secundárias.
Então proponho, nessa semana de ‘esquenta’ para a maior prova longa do planeta, que vocês escolham dentre todos os modelos que a marca alinhou em Sarthe, os dez maiores da história. Quero que indiquem pelo menos cinco carros na área de comentários, até o domingo dia 17. Os mais votados serão conhecidos no dia seguinte.
Curtiram? Então mandem bala!
Ah, pra mim é o 962… ele foi o carro que me apresentou os protótipos e foi a “cara” dessa categoria nos anos 80…..
Xará, pode colocar mais quatro na sua lista :)
Só 5? Difícil…. Mas vamos lá.
– Porsche 906;
– Porsche 917;
– Porsche 935;
– Porsche 956;
– Porsche 919.
Se quiser incluir mais, fique à vontade. ;)
Ótimo. Então vou incluír o 904 GTS, o 911 Rsr turbo e o 908 cauda longa.
Eu fico com:
Porsche 917 da Gulf Racing
Porsche 936 da Martini Racing
Porsche 962C Longtail da Rothmans
Porsche 919 Hybrid 2017
Porsche 911 GT3 RSR 2017
Esse entendeu o espírito. Obrigado, Robson!
Aqui vai o meu top 5:
GT1 98
919
956 LH da Rothmans
962 Dauer
917 K Porsche Salzburg
911 GT1 1998
917
WSC Spyder (prototipos que segundo a porsche por usarem motores deles, estão como carros porsche)
919 Hybrid
962 Dauer
1.porsche 917
2.poesche 956
3.porsche. 919
4. Porsche 962
5. Poesche 936
6. Porsche 911 gt1
Poderia fazer uma lista só com modelos 956/962, mas vamos lá:
*917 calda longa Gulf
*935 Martini
*956 Rothmans
*911 GT1
*919 (com a pintura de 2015)
Menção honrosa aos Porsches correlatos (Dauer, TWR) e a todo e qualquer 911 que já colocou os pneus em Le Mans – e no planeta Terra
917 vencedor de 1971 – com patrocínio da Martini – pela duração do recorde
935/78 Moby Dick de 1978 (DNF) – com patrocínio da Martini – porque era um monstro
956 vencedor de 1982 – com patrocínio Rothmans – porque foi o primeiro 956 a vencer
956 vencedor de 1984 e 1985 – Joest Racing com patrocínio da New Man – porque ganhou duas em seguida com o mesmo chassi
919 Hybrid vencedor de 2017 – pela superação após os problemas que enfrentaram e mesmo assim conseguindo vencer a prova
1º – Porsche 911 GT1 1998 – O mais bonito carro de competição já desenhado, construído, projetado, pintado pela Porsche. Óbvio, campeão.
2º – Porsche 917K 1970/1971 – Campeões, bonitos, com recorde que prevaleceu por décadas.
3º – Porsche 956 1982 Rothmans, porque sim. Puxou a fila da decada de 80.
4º – Porsche 919 2015 – Voltaram pra mostrar quem manda.
5º – Porsche 996 GT3 RS 2001 – Sexto colocado geral nas 24hs Le Mans.
Meu top 5:
1. Porsche 962 – a evolução do 956 que fez minha cabeça, moldou meu gosto por protótipos de Le Mans no geral, e um dos meus carros de corrida favoritos de todos, não só de lista Porsche… e um dos race cars mais bem resolvidos de todos, incrível até hoje
2. Porsche 956 – o primeiro carro de Le Mans que conheci, especialmente o da New Man, da Joest (na qual tive uma miniatura 1:43)
3. Porsche 911 GT1-98 – minha categoria de automobilismo favorita, além de que pra mim o mais lindo GT1 da historia (na verdade, eu curto é a McLaren F1 GTR, mas a lista tá pedindo os Porsche, hahaha), tirando o fato de que foi feito para as pistas e para as ruas, desde a prancheta
4. Porsche 917K – mais precisamente o vencedor de 1970, por simplesmente ser o primeiro overall winner da marca, apesar de não ser muito chegado na década de 70 como sou com a década de 80 (Grupo C) e 90 (GT1)
5. Porsche 919 Hybrid – não dá pra desconsiderado só porque ele é moderno, ou híbrido. O carro é foda em todos os sentidos, vencedor de LM entre 2015-2017 e o que eles estão fazendo com aquele Hybrid Evo “tribute” está sendo sensacional também. Que bata todos os recordes possíveis mundo afora
Ai está minha lista, Rodrigo. Grande abraço do Japão!
Olá.
1 – 917 de 1970. Por que? Ele tornou o GT40 obsoleto, simples assim.
2 – Toda geração 956 e 962. Nunca uma plataforma foi tão dominante.
3 – 911 GT1 de 98. Veloz e resistente.
4 – o 919 de 2017. Back from the dead to win.
5 – 961. Por que? Ele representa a vanguarda do que pode estar no grid em 2020.
O foxsports vai transmitir?
1º-917 K – 1970-Gulf
2º-962 LH – 1986- Rothmans
3º-911 GT1-98
4º-919 Hybrid-2017
5º-911 RSR-2017
Se der para incluir mais um 917, colocaria o LH de 1971 com a pintura da Martini.
numero 22.
numero 23
1º – 911
2º – 917
3º – 956
4º – 962
5º – 935
Pela minha sequência, acho o 911 mais importante que o 917 pelo fato de este modelo servir de laboratório para a Porsche em corridas desde que o modelo foi criado, e a partir dele se desenvolveu toda a expertise da casa, acredito eu. E os outros da lista são óbvios.
Trabalho quase hercúleo, mas vamos lá:
1 – Porsche 917 1970 Gulf
2 – Porsche 917 K 1971 Martini
3 – Porsche 911GT1 1998 Mobil
4 – Porsche 935 1978 Center Fabril (o “Porsche brazuca” não podia ficar de fora
5 – Porsche 962C 1987 Rothmanns
6 – Porsche 956 1984 New Man
7 – Porsche 919 2015
8 – Porsche 904 #33 1966
9 – Porsche 936 1981 Jules
10 – Porsche 356SL 1955 (onde tudo começou)
Porsche 917 L 1970
Porsche 935 turbo 1979
Porsche 917 LH 1971
Porsche 911S 1968
Porsche 911 GT1 1998
Nem todos vencedores, mas sempre fantásticos, e um extra para o Pink Pig, o
porsche 917/20 1971
Porsche 962 Rothmans
Porsche 917 Gulf
Porsche 911 GT1 1998
Porsche 911 GT3
Porsche 956
Ps – Esse fim de semana tem Porsche em Interlagos.
Alguém sabe onde e como conseguir ingressos?
Porque no site não encontrei nada.
Em ordem cronológica: 917K, 936, 956, 962C, 919.
1 – Porsche 718 RSK o 29 de Behra- Hermann ou o 31 de Barth-Frere de 1958
2 – Porsche 904 GTS de 1965 (qualquer um deles, pode ser o do Linge, numeral 32)
3 – Porsche 907 LH, pode ser o 40 de 1967 de Mitter e Rindt
4 – Porsche 908 L de 1969, o 64 de Hermann e Larrousse
5 – Porsche 917 K (0 Gulf 21 de Rodrgiuez Kinnunem ou o vermelho 23 de Herman e Attwood) de 1970
1º – Porsche 911 GT1 1998
2º-962 C – 1986- Shell
3º -956 – 1984 New Man
4º – 917 – 1971 Gulf
5º – 919 – 2017
1º Kremer Porsche CK5
2º Porsche 956/962
3º Porsche 936
4º Porsche 911 GT1 de 1998
5º Porsche 917 da pintura da Martini psicodélica
Vamos lá, RM
1- Porsche 917K 1970, com patrocínio da Gulf, o sucessor natural do LENDÁRIO Ford GT40
2- Porsche 917/20 (1971) “Pink Pig” – Icônico
3- Porsche 936 Martini (1977)
4- Porsche 935/77 (1978) , pilotados pelos MITOS Paulão Gomes / Alfredo Guaraná Menezes (saudoso!) e Marinho Amaral
5- Porsche 956 (1982), com a trinca da Rothmans , lideradas por Jacky Ickx dominando a pista
Boa Rodrigo….ótima idéia….como tem gente que ama PORSCHE como eu…
1º – PORSCHE 917 LH nº 25 – LE MANS 1970….lindoooooo
2º – PORSCHE 911 RSR 2.1 TURBO – 2º na geral em SARTHE 1974
3º – PORSCHE 917 k – Martini com o fundo branco
4º – PORSCHE 961 – fantástico….
5º – PORSCHE 919 – A mais perfeita máquina(melhor que minha VW PARATI 1.6 AP) de corridas criada pelo homem….
SÓ A PORSCHE TEM 19 VITÓRIAS EM LE MANS. SÓ A PORSCHE!!!!!
1 – Porsche 917K #23 Porsche KG Salzburg 1970
2 – Porsche 917K #22 Martini Racing Team 1971
3 – Porsche 956B #7 New-Man Joest Racing 1985
4- Porsche 911 GT1-98 Porsche AG 1998
5 – Porsche 919 Hybrid Porsche LMP Team 2016
Para incluir menções honrosas:
1 – Porsche 906/6L Carrera 6 #30 Porsche System Engineering 1966
2 – Porsche 910/6K #38 Porsche System Engineering 1967
3 – Porsche 907/6L #66 Squadra Tartaruga 1968
4 – Porsche 908 Coupe #64 Porsche System Engineering 1969
1 – Porsche 917 GULF
2 – Porsche 956 Rothmanns J.Ickx, D.Bell
3 – Porsche 911 GT1 – 1998
4 – Porsche 956 New Man Ayrton Senna
5 – Porsche 919 # 19
Tinhamos um Kart em Taruma, cores Gulf
908, pela polivalência como protótipo;
917K, por ter forçado a mudança de regulamento;
917 LH, pelo recorde de velocidade;
911 Carrera RSR Turbo, sendo quase um turismo e downsizing que enfrentou de frente os protótipos;
935, o quase turismo que venceu os protótipos;
936, o downsizing que venceu;
956/962, por.. tudo;
961, o último supercarro competitivo nas pistas e na terra, além de ter sua base num carro de rua;
911 GT2, o canto do cisne dos motores “a ar”;
919, o último vencedor, com a maior tecnologia empregada em Le Mans.
Em ordem de importância: 962, 917 e 919.
Para mim: 956, 962, 917, 919, 935
Buenas Rodrigo!
Segue minha lista:
– 917
– 956
– 911 GT1
– 919
– 935 MobyDick
Vamos lá, lista dificil, pois cada um teve sua importância histórica.
1 – Porsche 356SL – Primeiro Porsche a vencer em Le Mans em 1951 (em sua classe)
2 – Porsche 917 KH/LH – Nem precisa dizer rsrsrs
3 – Porsche 935/78 “Moby Dick” – Um dos carros de corrida mais insanos já feitos pela Porsche
4 – Porsche 956 – Dominou a década de 80, mostrando pro resto do mundo, como se faz um protótipo de corrida
5 – Porsche 911 GT1 1998 – O mais bonito da classe GT1, e um dos 911 de homologação mais cobiçados hoje em dia
6 – Porsche 919 Hybrid 2015/2017 – Mostrando quem manda em casa.
Poderia citar aqui vários modelos, como os 904 GTS, 934 RSR, 935, os 936, e o clássico 911 de primeira geração, mas ai é muita coisa rsrsrs
Porsche 919 Hybrid
Porsche 911 GT1-98
TWR Porsche WSC-95
Porsche 962C
Porsche 956
O 356 de 1951, o começo da lenda
O 917 de 1969, o carro que mudaria Le Mans para sempre
O 956 de 1982, um ícone por mais de uma década
O 911 GT1 de 1997, finalmente o nome 911 alcança o Olimpo do automobilismo
O 919 de 2015, a lenda chega ao século 21