A Mil por Hora
Memorabilia

Vídeos históricos – Fórmula 3000 em sua primeira temporada (1985)

RIO DE JANEIRO – Fuçando ontem na internet, achei o vídeo abaixo: um resumo do que foi a primeira temporada da história da Fórmula 3000, criada para atender a demanda de motores Cosworth que ficaram em desuso na Fórmula 1 e sucessora da Fórmula 2, que fora extinta ao fim de 1984. Além de carros […]

RIO DE JANEIRO – Fuçando ontem na internet, achei o vídeo abaixo: um resumo do que foi a primeira temporada da história da Fórmula 3000, criada para atender a demanda de motores Cosworth que ficaram em desuso na Fórmula 1 e sucessora da Fórmula 2, que fora extinta ao fim de 1984.

Além de carros antigos de Fórmula 1 como Tyrrell 012, Arrows A6 e Williams FW08 – estes de Ricardo Divila – foram construídos chassis específicos para o novo campeonato – Ralt RT20, Lola T950, March 85B e AGS JH20.

A categoria se apresentou três vezes – Estoril, Zeltweg e Zandvoort – como evento suporte da Fórmula 1, teve prova cancelada por neve e passou por pistas como a velocíssima Thruxton, o lendário traçado urbano de Pau e a incrível pista italiana de Enna-Pergusa, na Sicília, construída no cume de um vulcão extinto.

Emanuele Pirro (Onyx March), Mike Thackwell (Ralt) e Christian Danner (BS March) conquistaram a maioria das vitórias. E o título foi de Danner, que somou 51 pontos e teve que descartar seu pior resultado, deixando Thackwell com o vice, marcando 45. Roberto Pupo Moreno só fez as quatro primeiras etapas com um Tyrrell 012 da Barron Racing. A obsolescência do carro, construído em 1983, só deixou o brasileiro em 13º lugar com três pontos – de um quinto posto no Estoril e o sexto na estreia, em Silverstone.

A Fórmula 3000 experimentaria logo no ano seguinte um pico imenso de popularidade, que se manteve firme até o início dos anos 2000. Depois, a categoria decaiu, veio a GP2 e hoje o certame de acesso à Fórmula 1 voltou a ser chamado de Fórmula 2.

Como nos velhos tempos.

Mas a Fórmula 3000 foi legal.