A Mil por Hora
Asian Le Mans Series

AsLMS, 4h de Sepang: pole de Derani para a decisão do campeonato

RIO DE JANEIRO – Pipo Derani comprova mais uma vez seus dotes de excelente piloto: o brasileiro da escuderia Spirit Of Race conquistou a pole position para as 4h de Sepang, prova decisiva da temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series. O piloto de 25 anos divide o Ligier JS P2 Nissan com Alexander West […]

RIO DE JANEIRO – Pipo Derani comprova mais uma vez seus dotes de excelente piloto: o brasileiro da escuderia Spirit Of Race conquistou a pole position para as 4h de Sepang, prova decisiva da temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series. O piloto de 25 anos divide o Ligier JS P2 Nissan com Alexander West e Côme Ledogar.

No treino oficial disputado nesta madrugada de sexta para sábado pelo horário de Brasília, ele marcou 1’55″167, dois décimos melhor que o britânico Phil Hanson, da United Autosports – que pode ser campeão junto a Paul Di Resta.

“Infelizmente perdemos a etapa anterior, mas estamos de volta. E que bela maneira de regressar! Estou feliz com o resultado”, avaliou Pipo.

Como a United Autosports não levou o ponto extra, a briga pelo título segue em aberto. E a 3ª posição do grid é da Algarve Pro Racing com o Ligier #24 que terá a bordo a trinca Andrea Pizzitola/Harrison Newey/Ate Dirk de Jong.

O time anglo-português também sai na frente entre os três competidores da LMP2 Am: Anders Fjørdbach fez o tempo de 1’55″840 e levou o ponto extra da pole da categoria. Mas a vantagem para a última prova, em que pese ter ficado apenas em sétimo na geral e terceiro entre os carros inscritos da classe, é da ARC Bratislava, que soma nove pontos de vantagem para a United Autosports.

Por falar na escuderia britânica, o carro #2 guiado por Wayne Boyd garantiu o ponto extra da pole na LMP3, depois que a Viper Niza Racing sofreu a exclusão do seu tempo. Nigel Moore foi o único piloto a baixar de 2 minutos no qualifying – precisamente, com 1’59″906. A eliminação deste resultado ofertou à United Autosports a chance de diminuir a vantagem da Inter Europol Competition para oito pontos. O que deixa a disputa pelo título ainda indefinida.

Christian Stubbe Olsen mostrou a ótima forma da Ecurie Ecosse/Nielsen em Sepang, sendo alçado à 2ª posição do grid com a exclusão da Viper Niza Racing. Colin Noble poderia ter feito algo parecido, mas o carro #79 teve problemas após o FP2 e o britânico sequer marcou tempo. Isso ajudou Aidan Read a levar o #36 da Eurasia ao terceiro posto e Kuba Smiechowski à quarta colocação da divisão.

As meninas da R24 largam em oitavo na divisão: Katherine Legge marcou 2’02″223, apenas 0″010 pior que James Winslow, que classificou o bólido da Jackie Chan DC Racing. Na geral, ela, Michele Gatting e Margot Laffite partirão de 15º. Nada mal.

Já na GT, a TianShi Racing Team adiou a conquista do título da CarGuy Racing, que se levasse o ponto extra da pole já poderia comemorar a vaga direta às 24h de Le Mans. O belga Dries Vanthoor foi imbatível na qualificação e fez 2’03″306, 0″207 melhor que o britânico James Calado, principal piloto da escuderia japonesa.

Ale Pier Guidi ficou em 3º na sua categoria com a Ferrari da Spirit Of Race (que tem também o brasileiro Oswaldo Negri), enquanto Max Wiser foi o último a figurar na tábua de tempos entre os 22 inscritos. O Aston Martin da TF Sport teve igualmente seus tempos excluídos, assim como a Viper Niza Racing, e terá de largar do fim do pelotão.

Agora à CarGuy Racing basta terminar as 4h de Sepang dentro do limite mínimo de voltas em relação aos adversários. Um abandono pode pôr tudo a perder e oferecer à Spirit Of Race a chance de um título por enquanto bastante improvável.

A disputa das 4h de Sepang acontece a partir de 1h da manhã de sábado para domingo pelo horário de Brasília (12h locais) e você vê ao vivo aqui no blog, via streaming.