A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Surpresa: Vandoorne no WEC

RIO DE JANEIRO – A confirmação da participação de Stoffel Vandoorne no Mundial de Endurance é a surpresa de última hora nesta sexta-feira: o piloto belga recebeu um convite da SMP Racing para se juntar a Mikhail Aleshin e Vitaly Petrov no carro #11 para a disputa das duas corridas finais da temporada, começando daqui […]

5cb9cf0da5060

RIO DE JANEIRO – A confirmação da participação de Stoffel Vandoorne no Mundial de Endurance é a surpresa de última hora nesta sexta-feira: o piloto belga recebeu um convite da SMP Racing para se juntar a Mikhail Aleshin e Vitaly Petrov no carro #11 para a disputa das duas corridas finais da temporada, começando daqui a três sábados com as 6h de Spa-Francorchamps.

O piloto de 27 anos, com passagem pela McLaren na Fórmula 1 e atualmente na Fórmula E, substitui a Jenson Button, cuja saída do time russo é atribuída ao acachapante domínio da Toyota na Super Season 2018/19 entre os protótipos LMP1 – embora a justificativa ‘oficial’ seja de razões profissionais e familiares, inclusive com a nova mulher de Button grávida do primeiro filho do casal. Mas desde que o regulamento foi homologado, sabia-se que não seria diferente.

A participação de JB foi curta: resumiu-se a somente quatro aparições – Le Mans no ano passado, Silverstone, Fuji e Xangai, com um pódio nesta última, sendo 3º colocado na China.

Sessões de testes com a Honda no Super GT impediram Button de disputar a etapa de Sebring em março último, quando foi substituído por Brendon Hartley.

E acreditava-se que o neozelandês o substituiria também em Spa e La Sarthe neste ano. Mas o Sportscar365 revelou ontem a bomba: o piloto pode ser o sucessor de Fernando Alonso na Toyota, que já o requisitou para ser o reserva da equipe nas 24h deste ano.

Com a confirmação de Vandoorne em Le Mans, a SMP Racing – que assim se socorre de um sexto piloto diferente com passagem pela Fórmula 1, sendo dois só na última temporada (o outro é Sergey Sirotkin) reduz para 23 as vagas restantes para as 24h de Le Mans de 2019.

A única equipe com pilotos a anunciar na LMP1 é a ByKolles, que não definiu dois nomes. Na LMP2, faltam confirmar quatro vagas. Sete estão por anunciar na LMGTE-PRO, mas poderão ser cinco porque a BMW deve ter Martin Tomczyk e Antonio Félix da Costa, titulares da equipe, a bordo. E na LMGTE-AM, restam de nove a dez nomes, pelo menos.