É a Ferrari 412 P do Jacob Lindener, em reprodução 1/43 do modelo do construtor italiano alinhado pela NART nas 24 Horas de Le Mans de 1967. O Jacob só não identificou o fabricante, mas a miniatura é sensacional.
Se vocês puderam notar, os carros daqueles tempos carregavam um estepe. E ali está destacado o pneu sobressalente na primeira foto que coloquei nessa postagem.
O carro, segundo o Lindener, era um “híbrido”. O chassis era do modelo 330P3, mas a suspensão era da 330 P4. Os carros assim concebidos foram conhecidos pela sigla 412 P e entregues a times clientes. Além da NART, correram com ela a Scuderia Filipinetti, a Maranello Concessionaires e a Écurie Francorchamps.
Hoje, qualquer um dos quatro chassis construídos e dotados de motor 4 litros V12 – alguns com injeção mecânica Lucas e outros com carburação tripla Weber – têm valor extraordinário entre os colecionadores: algo em torno de 35 a 45 milhões de Trumps, próximo a 190 milhões de Talkeys.
Soube-se que depois de correr na prova de La Sarthe com Pedro Rodriguez e Giancarlo Baghetti e abandonar por falha de pistão na 11ª hora com 144 voltas concluídas, o carro da NART virou uma “Barchetta” na série Can-Am e depois, na Alemanha, foi reconvertido em 412 P.
Continuem enviando fotos das suas miniaturas para o e-mail rodrigomattar35@gmail.com, que prometo publicar até o dia 15 de junho, quando será dada a largada da 87ª edição das 24h de Le Mans.