A Mil por Hora
Fórmula 1

Vem, 2021!

RIO DE JANEIRO (Parece promissor…) – A cara da Fórmula 1 a partir de 2021 deve ser isso que vocês estão vendo na imagem acima: o novo regulamento técnico, a sair para daqui a alguns meses (outubro é a previsão) mostra que a tendência é que os carros dependam muito menos dos horríveis penduricalhos que […]

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RIO DE JANEIRO (Parece promissor…) – A cara da Fórmula 1 a partir de 2021 deve ser isso que vocês estão vendo na imagem acima: o novo regulamento técnico, a sair para daqui a alguns meses (outubro é a previsão) mostra que a tendência é que os carros dependam muito menos dos horríveis penduricalhos que sujam os leiautes dos bólidos da categoria máxima e mais do fundo do carro, que deve desempenhar um papel importante na aderência mecânica, com o uso de novos assoalhos.

Asas traseiras e dianteiras, bem como as derivas laterais, serão mais simplificadas. O pessoal andou implicando com as calotas das rodas, mas para testes aerodinâmicos, é um artefato válido. Até o Halo, horrendo inicialmente, já começa a ficar interessante como artefato de segurança – e até harmonioso.

A ideia de radicalizar e simplificar os carros da categoria – e tomara que eles tenham soluções que os diferenciem uns dos outros, como nos velhos tempos – é reduzir o nível de turbulência que hoje torna impossível que um carro siga grudado no outro. A perda de downforce é calculada em 50% com os carros na atual configuração.

Dentro da nova proposta, reduzir-se-ia essa perda em 40%, deixando-a em aceitáveis dez por cento.

Se o grupo de estudos for bem-sucedido em seu intento e os testes em túnel de vento (a ilustração é de uma maquete nas instalações da Sauber) forem bem-sucedidos, fica a torcida por uma Fórmula 1 muito melhor e mais competitiva.

Vem, 2021!