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Fórmula 1

A nova cara da Fórmula 1

RIO DE JANEIRO – A Fórmula 1 já tem uma cara definida para a temporada 2021. Foi batido o martelo quanto ao novo regulamento técnico que foi aprovado por unanimidade e levado ao conhecimento do Conselho Mundial da FIA. Nesta quinta-feira em Austin, onde acontece domingo o GP dos EUA, estiveram presentes na coletiva de […]

Diga “olá” para a nova proposta da Fórmula 1 para os carros da categoria máxima do automobilismo: o regulamento foi aprovado para trazer “igualdade e justiça” aos competidores. Será que vai?

RIO DE JANEIRO – A Fórmula 1 já tem uma cara definida para a temporada 2021. Foi batido o martelo quanto ao novo regulamento técnico que foi aprovado por unanimidade e levado ao conhecimento do Conselho Mundial da FIA.

Nesta quinta-feira em Austin, onde acontece domingo o GP dos EUA, estiveram presentes na coletiva de apresentação do novo pacote técnico o CEO do grupo Liberty Media Chase Carey, o diretor esportivo da categoria Ross Brawn e o diretor técnico Nikolas Tombazis. Jean Todt, presidente da FIA, participou do evento via videoconferência direto de Paris, onde fica a sede da entidade responsável pelo desporto automobilístico.

Na linha ‘menos é mais’, os carros deixarão à primeira vista de ter o excesso de penduricalhos que tomava conta do visual para ostentar um layout mais limpo, porém não menos agressivo. Dirigentes, engenheiros e principalmente público anseiam por corridas mais disputadas, pela volta do espetáculo – o que, convenhamos, é difícil com as regras atuais em que um carro não consegue andar colado ao outro pela turbulência gerada pelo competidor à frente.

“A F1 é um esporte incrível de história maravilhosa, heróis e fãs no mundo todo. Respeitamos muito o DNA da F1, que conta com grande combinação de ótima competição esportiva, pilotos unicamente talentosos e corajosos, equipes dedicadas e tecnologia de ponta. A meta sempre foi melhorar a competição e a ação na pista e, ao mesmo tempo, tornar o esporte mais saudável e um negócio mais atraente para todos. A aprovação das regras pelo Conselho Mundial da FIA é um divisor de águas que vai nos ajudar a entregar mais batalhas de roda com roda para os fãs”, explicou o CEO Chase Carey.

Segundo estudos, os carros a serem adotados a partir de 2021 serão mais lentos que os atuais – algo em torno de três a três segundos e meio por volta.

Além de simplificar as formas e o formato dos Fórmula 1, que daqui a dois anos vão usar pneus de perfil baixo com 18 polegadas – ainda fornecidos pela Pirelli, será implantado um teto de gastos que não pode estourar 175 milhões de Trumps, ou 700 milhões de Talkeys.

O peso dos carros também será 25 kg maior que do regulamento atual, com o mínimo subindo para 768 kg.

Já o formato dos finais de semana segue inalterado: a Mercedes vetou a proposta de grid invertido e das corridas classificatórias, o que faz com que continuemos com três treinos livres e a definição do grid ainda no atual formato. Mas as entrevistas coletivas deixam de acontecer às quintas e serão na sexta-feira, nos intervalos entre as duas sessões não-oficiais de treinos.

Bom… é difícil saber se as novas regras vão agradar a todo mundo. Desde que a categoria volte a ter maior competitividade entre as equipes e o fosso entre os primeiros e os últimos diminua, já terá sido um belo avanço.