A Mil por Hora
Mundial de Endurance

A volta da Peugeot

RIO DE JANEIRO – Surpresa: a Peugeot anunciou nesta quarta-feira o seu retorno às competições de Endurance. A marca do Leão confirmou um programa no FIA WEC na classe Hypercars para começar em 2022 – não ficou claro se é para a temporada #9 da competição ou para o campeonato 2022/2023. Curioso: a Peugeot roeu […]

RIO DE JANEIRO – Surpresa: a Peugeot anunciou nesta quarta-feira o seu retorno às competições de Endurance.

A marca do Leão confirmou um programa no FIA WEC na classe Hypercars para começar em 2022 – não ficou claro se é para a temporada #9 da competição ou para o campeonato 2022/2023.

Curioso: a Peugeot roeu a corda do Mundial de Endurance dias antes do anúncio oficial da lista de inscritos da primeira temporada.

O carro para o campeonato de 2012 passava por testes em Sebring, os pilotos seriam anunciados – inclusive dois deles eram o brasileiro Lucas Di Grassi e o francês Jean-Karl Vernay – e de um dia pra outro, tudo foi jogado no lixo.

A desculpa? A de sempre: a companhia não passava por um bom momento financeiro, então “tome” corte no automobilismo.

Porém, sob a batuta do português Carlos Tavares, o grupo PSA (Peugeot Citroën) passou por uma recuperação estrutural e vem ganhando força. Comprou as marcas Opel/Vauxhall, que pertenciam à General Motors na Europa e agora trabalha para uma fusão com a FCA (Fiat Chrysler Automobile).

Parabéns à Peugeot pela coragem de voltar a investir em automobilismo e principalmente no FIA WEC, dando um exemplo a outras montadoras que é possível seguir o mesmo caminho. Os franceses terão um motivo a mais para acompanhar as 24h de Le Mans com o mesmo entusiasmo de sempre.

Oxalá possamos ver os Pugs em ação em Interlagos de novo. Eu vi nas Mil Milhas de 2007 e posso dizer que são, até hoje, os Esporte-Protótipos mais impressionantes que correram neste país.