A volta da Peugeot
RIO DE JANEIRO – Surpresa: a Peugeot anunciou nesta quarta-feira o seu retorno às competições de Endurance.
A marca do Leão confirmou um programa no FIA WEC na classe Hypercars para começar em 2022 – não ficou claro se é para a temporada #9 da competição ou para o campeonato 2022/2023.
Curioso: a Peugeot roeu a corda do Mundial de Endurance dias antes do anúncio oficial da lista de inscritos da primeira temporada.
O carro para o campeonato de 2012 passava por testes em Sebring, os pilotos seriam anunciados – inclusive dois deles eram o brasileiro Lucas Di Grassi e o francês Jean-Karl Vernay – e de um dia pra outro, tudo foi jogado no lixo.
A desculpa? A de sempre: a companhia não passava por um bom momento financeiro, então “tome” corte no automobilismo.
Porém, sob a batuta do português Carlos Tavares, o grupo PSA (Peugeot Citroën) passou por uma recuperação estrutural e vem ganhando força. Comprou as marcas Opel/Vauxhall, que pertenciam à General Motors na Europa e agora trabalha para uma fusão com a FCA (Fiat Chrysler Automobile).
Parabéns à Peugeot pela coragem de voltar a investir em automobilismo e principalmente no FIA WEC, dando um exemplo a outras montadoras que é possível seguir o mesmo caminho. Os franceses terão um motivo a mais para acompanhar as 24h de Le Mans com o mesmo entusiasmo de sempre.
Oxalá possamos ver os Pugs em ação em Interlagos de novo. Eu vi nas Mil Milhas de 2007 e posso dizer que são, até hoje, os Esporte-Protótipos mais impressionantes que correram neste país.
É uma boa notícia mesmo.
Dificilmente virão para brincadeiras.
Também vi as máquinas em Interlagos mas não lembrava o ano…
Que ótima noticia! Grande dia!!!
Estava lendo aqui no Sportscar 365 que a Peugeot pode entrar dirigida pela Rebellion e o carro ser construído com o apoio da Oreca. Se isso se concretizar, os franceses podem dar muito trabalho!
Não duvide disso.
Tomara!
Sou fã da Peugeot e da Rebellion, seria lindo ver o Bruno Senna pilotando um bólido deles.
Pensei uma coisa louca: Se a fusão PSA + FCA se concretizar os franceses podem buscar suporte técnico… Na Ferrari??????
Pirei de vez???
Romulo, cada uma no seu quadrado.
Não duvide que a aliança da Peugeot seja com a Oreca e a Rebellion Racing.
Ótima notícia! Até agora já têm quantas equipes confirmadas para a categoria de Hipercars? Como ficará a situação dos LMP2?
A situação dos LMP2 permanece inalterada por enquanto – mas é bem possível que haja uma diminuição da potência dos motores com o uso de limitadores de entrada de ar.
Nos Hypercars estão confirmadas Toyota, Glickenhaus e ByKolles. A Aston Martin anunciou participação, mas a situação financeira da marca não é das mais saudáveis.
Hoje, há mais dúvidas do que certezas sobre a AMR.
Que ótima notícia! Eu sempre considerei aquela saída abrupta um baita erro
Todo mundo, Alvaro.
Ocorre que na indústria automobilística, quando as finanças de um grupo vão mal, a corda arrebenta no esporte a motor.
A incompetência vai de dentro pra fora, mas uma ferramenta de marketing como o motorsport é sempre desprezada.
Win on sunday, sell on monday – disse Henry Ford II ou Lee Iacooca – não estou certo de quem é esse aforismo que, pra mim, é definitivo.
Grande notícia , e já que citou essa prova de 2007 , me lembrei de um dos Peugeot tendo que largar da ultima posição , e depois ver aquele monstro ultrapassando todo mundo é o tipo de coisa que não esquecemos.