A Mil por Hora
Fórmula 1

Fórmula 1? Não antes de julho

RIO DE JANEIRO – Austrália, Mônaco e agora, França. A Fórmula 1 já contabiliza três dos 22 GPs previstos para 2020 que não serão realizados. Não há mais qualquer tipo de garantia para a realização da corrida de Paul Ricard que, num primeiro momento, abriria o campeonato que nem começou ainda. Hoje, os organizadores do […]

RIO DE JANEIRO – Austrália, Mônaco e agora, França. A Fórmula 1 já contabiliza três dos 22 GPs previstos para 2020 que não serão realizados. Não há mais qualquer tipo de garantia para a realização da corrida de Paul Ricard que, num primeiro momento, abriria o campeonato que nem começou ainda.

Hoje, os organizadores do GP da Inglaterra garantem que a corrida, caso venha a acontecer, só será disputada sem a presença de público em Silverstone. Mas há alguns poréns: o governo belga, por exemplo, determinou a não-realização de eventos com aglomerações até agosto, o que comprometeria a etapa de Spa-Francorchamps.

O grupo Liberty Media, dono da categoria, anunciou hoje um plano de contingência para realizar entre 15 e 18 corridas a partir de julho. A tentativa de início da temporada será na Áustria, no fim de semana de 3 a 5 daquele mês, no circuito Red Bull Ring. A partir daí, haverá o máximo possível de eventos, distribuídos como na imagem que ilustra este post.

Há 12 etapas cujas datas não foram mexidas, ainda: Áustria, Inglaterra, Hungria, Bélgica, Itália, Singapura, Rússia, Japão, EUA, México, Brasil e Abu Dhabi.

O maior desafio para Liberty Media e FIA será realocar de três a seis provas adiadas. Entre esses eventos estão Azerbaijão, Espanha, Holanda, Vietnã, China, Bahrein e Canadá.

Abaixo, o comunicado publicado no site oficial da categoria e assinado por Chase Carey.

A FIA, equipes, promotores e outros parceiros importantes têm trabalhado conosco ao longo dessas etapas e queremos agradecer a eles por todo o apoio e esforços durante esse período incrivelmente desafiador. Também queremos reconhecer o fato de que as equipes estão nos apoiando ao mesmo tempo em que estão concentrando esforços enormes e heróicos para construir ventiladores para ajudar os infectados pelo COVID-19.

Enquanto avançamos em nossos planos para 2020, também trabalhamos duro com a FIA e as equipes para fortalecer o futuro da Fórmula 1 a longo prazo, por meio de uma série de novos regulamentos técnicos, esportivos e financeiros que melhorarão a competição e ação nos trilhos e torná-lo um negócio mais saudável para todos os envolvidos, principalmente ao abordarmos os problemas criados pela pandemia da COVID-19.

Obviamente, todos os nossos planos estão sujeitos a alterações, pois ainda temos muitos problemas a resolver e todos nós estamos sujeitos às incógnitas do vírus. Todos queremos que o mundo retorne àquele que conhecemos e estimamos, mas reconhecemos que deve ser feito da maneira certa e mais segura. Estamos ansiosos para fazer nossa parte, permitindo que nossos fãs compartilhem de novo com segurança a emoção da Fórmula 1 com a família, amigos e a comunidade em geral.

Nossos melhores votos a todos.

Chase