A Mil por Hora
Fórmula E

A falcatrua de Abt

RIO DE JANEIRO – Às vezes a canalhice humana vai além da nossa percepção e o automobilismo em tempos de Pandemia nos deu dois – péssimos – exemplos. O primeiro e bastante notório foi o caso de racismo seguido de demissão de Kyle Larson na Nascar. Nessa semana, o alemão Daniel Abt foi quem sofreu […]

Daniel Abt: mais um caso de piloto que paga por suas atitudes nas corridas virtuais com a perda do emprego (Foto: Britta Pedersen/via Getty Images)

RIO DE JANEIRO – Às vezes a canalhice humana vai além da nossa percepção e o automobilismo em tempos de Pandemia nos deu dois – péssimos – exemplos. O primeiro e bastante notório foi o caso de racismo seguido de demissão de Kyle Larson na Nascar.

Nessa semana, o alemão Daniel Abt foi quem sofreu na pele, no bolso e na vida as consequências de uma irresponsabilidade em mais uma prova virtual.

Eu sei que os eSports não são levados a sério por muita gente. Pra mim, é distração e divertimento. Tenho simuladores, mas não invisto em equipamentos. No meu caso, é uma brincadeira para desopilar diante de tudo o que vivemos no dia a dia – e mais agora do que nunca, em tempos de confinamento.

Mas tem quem leve e no caso da Nascar o negócio foi tão feio que deu no que deu para Larson e na recente prova do Race at Home Challenge da Fórmula E, no circuito virtual de Berlim, “deu ruim” para o piloto alemão da Audi.

Com desempenhos fracos nas quatro provas anteriores, de repente Abt despontou como o pole e foi o 3º colocado no último sábado. Só que sua imagem não aparecia nas plataformas virtuais de transmissão como o Twitch, que disponibiliza vídeos em tempo real.

Depois, descobriu-se que ele foi ‘substituído’ por um piloto de eSports – Lorenz Hoerzing, que disputa profissionalmente provas virtuais. Abt foi desclassificado, multado em € 10 mil (R$ 60,3 mil – revertidos a projetos de caridade), banido dos eventos virtuais e, ontem, demitido pela equipe por conta de sua irresponsabilidade. Registre-se que seu lugar na equipe, da qual fez parte desde a primeira corrida, já estava ameaçado por sua falta de performance na categoria.

Enfim… cada um é que sabe de si. Não sou perfeito, ninguém é. Mas quando se envolve trabalho, há que se ter um mínimo de bom senso e um comportamento adequado. Larson pagou um preço muito caro e agora é a vez de Abt.

Até quando falcatruas e canalhices vão dar a ordem do dia?