Canto do Cisne

RIO DE JANEIRO – O pódio com o 2º lugar conquistado neste fim de semana na 88ª edição das 24h de Le Mans foi o ponto final na participação da Rebellion Racing no FIA World Endurance Championship, do qual participou em praticamente todas as etapas desde a realização das 12h de Sebring em 2012.

Quarenta e oito horas após a clássica prova francesa, a equipe anglo-suíça anunciou seu forfait nas 8h do Bahrein, última etapa da temporada 2019/20, marcada para o próximo dia 14 de novembro em Sakhir.

A equipe reunía chances matemáticas ainda bastante retóricas de chegar ao título. Numa prova com 39 pontos em jogo, com coeficiente de pontuação 1,25 vezes maior que o das provas ‘padrão’ do campeonato – 38 da vitória mais um da pole, a diferença de 30 pontos do trio Bruno Senna/Gustavo Menezes/Norman Nato ainda deixou nos fãs uma esperança de que o carro #1 viajasse para o Oriente Médio.

Só que não: Calim Bouhadra, da Rebellion, confirmou hoje que a equipe não fará a viagem para evitar o gasto com o transporte de equipamentos sem saber se o título viria. Talvez, se a diferença fosse menor na classificação…

Bem… como isto não aconteceu, será uma despedida melancólica da LMP1, que em 2021 será substituída pela classe LMH dos Hypercars – permitindo ainda os Esporte-Protótipos não-híbridos – aliás, a Alpine confirmou que sobe para a turma de cima justamente com o Rebellion R13 que foi construído pela Oreca e passará por um rebranding.

Os Toyota TS050 Hybrid correrão entre si em Sakhir, uma vez que a Ginetta não disputará mais as provas deste campeonato (pelo menos nessa temporada) e tampouco a ByKolles, confirmada apenas em Spa e Le Mans – e cujo carro foi destruído num acidente no último fim de semana – fará a viagem para uma corrida na qual não pontuaria de qualquer jeito.

A lista de inscritos para a última corrida não foi ainda divulgada, mas tudo indica que não passará de 27 carros – podendo ter menos.

Comentários

  • É o fim merecido para tanta teimosia do WEC , foram lentos ,teimosos , e são tão arrogantes que não vem a pulico perdir desculpas por uma fracasso como esse!!

    Imaginem um campeonato onde um dos candidatos ao titulo simplesmente ignora essa possibilidade e sai pela porta dos fundos !!!??? ….. Esse é o carimbo vergonhoso pra tanta teimosia.

    Ano que vem vem os DPi , mas vejo com grande desconfiança , não confiaria no bando do WEC , a IMSA que se cuide!!!!!